T-Pain e Ozzy Osbourne, do Black Sabbath
Fotos por Pencil Fingerz e Ross Halfin

O rapper T-Pain é bastante conhecido por seus hits que fazem forte uso do autotune, tecnologia de produção que serve para afinar a voz e cria um efeito único quando usada de forma exagerada. Mas, nos últimos anos, ele tem mostrado que seu potencial artístico vai muito além disso.

Para ser justo, T-Pain sempre disse que usar autotune é apenas um recurso artístico para ele e não uma necessidade — justamente por isso, na sua visão, teve tanto sucesso com a tecnologia. De fato, é preciso saber cantar normalmente para que o autotune tenha o efeito desejado, em especial dentro do que o rapper costuma fazer.

Prova de sua grande capacidade vocal veio nos últimos anos com o reality show The Masked Singer. Vestido de Monstro, T-Pain foi o vencedor da primeira edição do programa nos EUA, superando nomes como Gladys Knight Donny Osmond.

Continua após o vídeo

T-Pain e a versão espetacular de “War Pigs”, do Black Sabbath

Se havia alguma dúvida ainda sobre a qualidade vocal do rapper, toda ela foi por água abaixo com a chegada do disco On Top of the Covers. Apesar da capa divertida, o trabalho de estúdio traz versões absolutamente sensacionais para músicas famosas, incluindo a improvável “War Pigs”, do Black Sabbath.

Quando foi anunciada, a cover se tornou piada: o que o cantor de “I’m On a Boat”, “Bartender” e outros hits iria fazer com uma canção tão clássica do Heavy Metal? A resposta é simples e direta: uma das melhores interpretações da faixa em todos os tempos.

Incorporando elementos do Soul e do R&B à voz, T-Pain abandona a estética autotune que o consagrou e solta a voz para uma performance que pode ser definida no mínimo como espetacular. Em meio a isso, ainda consegue introduzir novos elementos na faixa, incluindo um teclado que casa muito bem com toda a atmosfera criada e até novos solos e frases durante a canção.

Ouça abaixo e tire suas próprias conclusões!

Continua após o vídeo

On Top of the Covers

Além de “War Pigs”, o novo álbum de T-Pain tem versões para outros clássicos como “Don’t Stop Believin’”, do Journey, e “Stay with Me”, de Sam Smith.

Em ambas, assim como no restante do disco, ele mostra um trabalho primoroso de reinterpretação e acerta em cheio até mesmo quando retoma alguns detalhes com autotune, provando de uma vez por todas a sua afirmação de que se trata de um recurso artístico muito bem utilizado.

Você pode conferir On Top of the Covers na íntegra logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!