Na última sexta-feira (17), foi lançada nas plataformas digitais a faixa “No Miolo (Me Encontra Lá)”, que faz parte do projeto Our Beat da Converse.

A música foi produzida por um time incrível de artistas formado por Kiko Dinucci, Nave Beatz e Marcelo D2, e contou com a participação de novos nomes brasileiros que são parceiros da marca e chamados de “All Stars”, mais precisamente Mamma Gold, Diego Kairo e Virgo Virgo.

Essa conexão surgiu durante o carnaval brasileiro e fez parte da trilha sonora da campanha “Conecte-se Com o Inesperado” que celebrou os blocos Ilú Oba de Min, Cumbia Calavera e Bloco 77, como o TMDQA! te mostrou por aqui.

Produção de um hino colaborativo

Gravações de música do projeto Our Beat, da Converse
Foto por Hudson Rodrigues

A escolha do carnaval para a criação desse projeto vem por conta dessa ser a mais popular das festas brasileiras, e quem falou sobre a importância do encontro e seu significado foi o próprio Marcelo D2:

Durante muito tempo a gente ouviu que o Carnaval era o ópio do povo, mas isso é a maior besteira. Carnaval é resistência.

Partindo dessa ideia, os All Stars e seus mentores se reuniram para a criação que, segundo os próprios, foi uma experiência inesquecível.

Com exclusividade ao TMDQA!, Mamma Gold explicou que seu som tem referências de Elza Soares a Tego Calderòn e de Planet Hemp a Beyoncé, dizendo ainda que misturar esse caldeirão todo no projeto “foi uma das melhores e mais loucas experiências da sua carreira”.

Outro nome do time de estrelas da Converse, Diego Kairo (Preto Raro) reforçou que a criação foi tranquila e confortável, celebrando a chance de trabalhar com um de seus maiores ídolos, o mestre D2.

O mais legal disso tudo é que o projeto conseguiu ter o DNA de todos os envolvidos de forma orgânica e sem pressões, como afirmou Virgo Virgo.

Você pode assistir ao vídeo oficial de “No Miolo (Me Encontra Lá)” logo acima. Também pode ouvir a canção na playlist TMDQA! Charts, no Spotify. É só clicar aqui ou apertar o play logo abaixo!

 

Criando o Novo: All Star Series SP #CreateNext

Além do encontro de gerações, a Converse também proporcionou mais celebrações da música através do projeto All Star Series SP.

Já acontecendo em outros lugares do mundo, o evento desembarcou em São Paulo para que criativos da marca de diversos lugares do mundo tivessem uma experiência completa de imersão na cultura brasileira.

É claro que o resultado não poderia ser diferente de boa música, e a jornada All Star Series SP, que aconteceu durante seis dias, teve os artistas se dividindo em quatro grupos para criar uma faixa coletivamente.

O primeiro grupo contou com a cantora californiana Samara, o DJ e produtor brasileiro Dazlboy, o músico coreano Han, a cantora e compositora polonesa Zalia e o fotógrafo nova-iorquino Daveed.

Garfield, músico da Tailândia, a rapper, poeta e artista transgênero brasileira Omo Afefe, o cantor e compositor nigeriano baseado na Austrália, Pricie, o DJ e produtor musical sul-africano Ginelio e o fotógrafo polonês Pawel Misko formaram o segundo grupo.

Já o terceiro reuniu Dayeh, DJ e produtora de rap e funk, Henrique Breck, modelo e músico e a cantora e guitarrista mexicana Dali Mata, junto da fotógrafa londrina Shenell.

A atriz, musicista e skatista Janvi e a fotógrafa Luciana, ambas brasileiras, formaram o quarto grupo com o DJ e produtor sul-africano de hip-hop Steero e o também DJ e produtor parisiense Anthony.

Do samba ao amapiano, do hip-hop ao funk, as influências culturais e musicais de cada grupo de All Stars se mesclaram de forma singular, criando quatro faixas únicas, que contam as histórias que você pode ver e ouvir logo abaixo!

“Saudade”

Obra do primeiro grupo, é uma faixa dançante que mistura funk, samba, reggae e pop para traduzir o sentimento de perder alguém especial que nunca mais será visto. Com letras em inglês, português e coreano, a faixa mira motivar recomeços.

“One More Night in Brazil”

É uma ode à experiência do segundo grupo de All Stars durante o Carnaval, com a mensagem de lutar pela liberdade de expressão através do ato de festejar. A faixa ressalta o poder da alegria em movimento, unindo ritmos brasileiros tradicionais e funk.

“Brasil com S”

É um mix de rap e funk brasileiros, inspirado pela vida noturna de São Paulo na visão do terceiro grupo. Com uma batida poderosa composta por sons de guitarra e bateria, a faixa dá vida à música underground, muito admirada na cidade, junto de elementos de ritmos mexicanos, como o bolero.

“Melanina”

Usa letras em inglês, português e francês para explorar as perspectivas multiculturais em torno da melanina – destacando o poder, a ancestralidade, a essência e beleza da cor. A faixa, criada coletivamente pelo quarto grupo, tem influência na house music, amapiano, drum ‘n bass brasileiro e também o hip-hop.

Brasil no Centro da Música Mundial

O TMDQA! esteve no evento de encerramento da jornada e tivemos a oportunidade de conversar com alguns dos participantes, ouvindo as faixas produzidas. O que podemos afirmar é que os projetos ficaram incríveis e, em breve, teremos a oportunidade de ouvir tudo na íntegra através das plataformas de streaming!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!