Prince em show na Hungria, 2011
Foto de Prince via Shutterstock

Quem assistiu ao Fantástico deste domingo se deparou com uma matéria sobre o fentanil, droga bastante comum nos EUA que foi encontrada pela primeira vez na mão de traficantes no Brasil.

O anestésico, que é usado de forma regularizada para diversas funções como o exame de endoscopia, é considerado 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina.

Por isso, seu uso recreativo é bastante perigoso e o fato da droga ter sido encontrada em circulação preocupa não apenas a polícia brasileira, como também a internacional. Ainda assim, acredita-se que o fentanil encontrado no Espírito Santo tenha vindo de Minas Gerais, e deveria ter sido entregue em um hospital do ES — uma investigação busca entender se a droga foi interceptada ou vendida para traficantes por alguém do hospital.

Por enquanto, a Polícia Civil do Espírito Santo diz que o fentanil provavelmente não foi vendido sozinho. A teoria é de que ele estaria sendo usado para batizar outras drogas, como cocaína e até, possivelmente, LSD e ecstasy, fazendo uso desse potencial de vício.

Fentanil

Nos EUA, o fentanil é a droga que mais mata e já tirou a vida de algumas grandes figuras da música. Seja intencionalmente ou acidentalmente, a substância esteve presente no diagnóstico de várias overdoses, desde lendas do Rock até ícones do Rap moderno.

Abaixo, você pode conferir uma lista com alguns exemplos de músicos que faleceram por conta da droga. Que sirva de alerta!

Músicos que morreram por overdose acidental de fentanil

Jay Bennett (Wilco, 1963-2019)

Jay Bennett, do Wilco
Foto via Wikimedia Commons

Lil Peep (1996-2017)

Lil Peep
Foto: Wikimedia Commons

Mac Miller (1992-2018)

"Faces": Aclamada mixtape de Mac Miller é liberada no streaming
Reprodução / YouTube

Paul Gray (Slipknot, 1972-2010)

Paul Gray, do Slipknot, em 2005
Foto por Gene Smirnov

Prince (1958-2016)

Prince
Crédito: Kevin Mazur

Tom Petty (1950-2017)

Tom Petty em 2017
Foto de Tom Petty via Shutterstock

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!