JVG é sucesso absoluto na Finlândia com Sport Rap
Imagem: Divulgação

Quando falamos de música finlandesa, você deve pensar imediatamente em bandas de Heavy Metal como Nightwish, Stratovarius e Children of Bodom. Mas há um duo de Hip-Hop chamado JVG que conquistou quase toda a população da capital do país.

A dupla foi formada em 2009 por Jare Joakim Brand e Ville-Petteri Galle (daí o nome do projeto), e hoje eles acumulam 736 mil ouvintes mensais no Spotify, sendo que 525 mil deles estão na cidade de Helsinki.

Acontece que a capital finlandesa tem pouco mais de 658 mil habitantes. Ou seja, cerca de 80% da população do município, ou 4 em cada 5 moradores, são fãs de JVG.

Impressionante, não?

Quem são Jare e Ville Galle?

Os integrantes do JVG se tornaram famosos por sátiras envolvendo esportes na Finlândia. As letras escritas por Jare e Ville Galle costumam fazer referência a atletas locais de hóquei no gelo, esqui e futebol, por exemplo.

Por isso, o estilo do duo costuma ser definido como Sport Rap ou Comedy Rap, com traços de Trap e até EDM. Este redator não entende nada de finlandês, mas tem certeza que as músicas são realmente engraçadas!

Isso porque o JVG faz shows em estádios lotados no país, já venceu 13 prêmios Emma, considerado o Grammy da Finlândia, e seis dos sete álbuns lançados pelo grupo até aqui estiveram no primeiro lugar das paradas locais. O único que não esteve no topo, de 2015, chegou ao segundo lugar.

Em maio de 2020, no auge da pandemia de COVID-19, Jare e Ville Galle realizaram um show via realidade virtual em uma versão simulada de Helsinki, e a plataforma foi acessada por quase um milhão de pessoas. Surreal!

LEIA TAMBÉM: 5 rappers brasileiras que estão revolucionando o Hip-Hop nacional

Ouça música viral do JVG

Ah, e só mais um dado: pra você que ficou curioso pra ouvir o som do JVG, que tal dar play na música mais reproduzida da história do streaming na Finlândia? Ouça abaixo “Ikuinen Vappu”, lançada no álbum RATA/RAITTI, de 2019.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!