Capa de "A Rosa e o Poeta do Morro" | Ilustração por Paulica dos Santos

O belíssimo clássico “As Rosas Não Falam”, do saudoso e icônico cantor e compositor Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, serviu de inspiração para um novo livro infantojuvenil.

A obra A Rosa e o Poeta do Morro foi escrita por Janaína de Figueiredo e ilustrada por Paulica dos Santos com base na história do lendário samba composto por Cartola. Ao que tudo indica, a canção surgiu de uma conversa do músico com sua esposa Dona Zica, depois da dupla de sambistas ter visto algumas mudas, plantadas há poucos dias, se abrirem no jardim da casa deles, localizada no Morro da Mangueira.

Aliás, a música que também foi gravada pela saudosa Beth Carvalho em um LP de 1976 é um dos clássicos mais regravados de todos os tempos – ocupando o 11º lugar, segundo dados do Ecad de 2021.

Livro inspirado em clássico do Cartola

Em um comunicado à imprensa, Janaína diz que sua inspiração para a trama do livro surgiu enquanto ouvia os discos de Cartola. Citando músicas como “Corra e Olhe o Céu”, “Alvorada” (parceria dele com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho) e “O Mundo é um Moinho”, a autora destacou a “delicadeza e traço poético” do sambista:

Há uma delicadeza e um traço poético na obra de Cartola que me fascinam desde sempre. É pura poesia! Mas nunca tinha pensado em escrever sobre ele. Isso aconteceu um pouco por acaso, quando estava pesquisando a relação entre o samba e os terreiros de candomblé. Comecei a investigar algumas canções e percebi nelas algo que me remetia ao universo afro-brasileiro, principalmente nos sambas de Cartola.

O primeiro lançamento de “A Rosa e o Poeta do Morro” foi realizado no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 16 de Março. Você pode garantir o livro, que custa R$58, pelo site da editora Pallas ou em outras lojas especializadas.

Aproveite e relembre no player abaixo o clássico de Cartola!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!