Shelter e a capa do disco Mantra

Os anos 90 trouxeram uma avalanche de bandas do estilo punk/hardcore que invadiram as paradas musicais apresentando diversos nomes de extrema qualidade e vertentes dentro do estilo, entre elas a banda americana Shelter.

O grupo chamou a atenção pelas temáticas e ideias vindas do movimento Hare Krishna incorporadas ao hardcore melódico que rapidamente ganhou destaque na MTV no ano de 1995, com o lançamento do disco Mantra.

O início dessa fusão entre o hardcore e os ideais do Hare Krishna vem dos anos 80 quando os amigos Ray Cappo e Porcell fundaram o influente Youth Of Today plantando as raízes do que viria a ser o Shelter anos depois.

O Youth of Today trazia, na essência, os conceitos do movimento Straight Edge que ganhou destaque junto com outros nomes influentes como Minor Threat e que incorporavam letras que tratavam sobre temas como a evolução espiritual dos jovens, abstinência e não uso de substâncias entorpecentes, positividade para o crescimento pessoal, vegetarianismo, veganismo e sustentabilidade ecológica.

Anos depois, após alguns discos lançados, Cappo partiu para uma temporada de estudos espirituais na Índia e, ao retornar para os EUA, reencontrou o velho amigo Porcell fazendo nascer o Shelter para fazer um hardcore mais melódico, porém trazendo as ideias do movimento Hare Krishna.

Após trabalhos iniciais, o Shelter conquistou o mundo em 1995 com o quarto disco de estúdio, intitulado Mantra, na época lançado pela influente pela gravadora Roadrunner Records e que se tornaria a obra prima da banda.

O mundo da música ainda vivia na sombra do movimento grunge mas o hardcore dos anos 90 levou diversos nomes ao mainstream e isso fez com o que o Shelter conseguisse o mesmo com faixas como “Civilized Man” e principalmente “Here We Go”, que foi parar no primeiro lugar da MTV Brasil e por lá ficou por algumas semanas.

Se você era um adolescente nessa época, era bem comum ligar a MTV Brasil e dar de cara com o clipe de “Here We Go” na telinha.

Shelter e a mistura de Hardcore com Diferentes Ideais

O disco trazia logo na abertura”Message Of Baghavat” um mantra Hare Krishna seguido de um som avassalador, pesado e melódico que abria caminhos para os hits citados e outras faixas como “Empathy”, “Not The Flesh” e faixa título “Mantra”.

As diversas influências  do Shelter e de seus líderes se mostravam em momentos mais agressivos como “Chance” que remetia ao clássico Youth Of Today e momentos mais lentos como a excepcional “Letter To a Friend”, a “balada” do disco.

As letras que escancaravam os ideias do movimento hare krishna agora ganhavam o impulso das rádios, tvs e crítica especializada fazendo com que o Shelter se tornasse um sucesso de vendas e saísse em extensas turnês passando pela Europa, EUA, Japão e América do Sul, passando por várias cidades do Brasil.

Entre todas as variantes do movimento que vem do Straight Edge, poucas ganharam tanta visibilidade como o Shelter e independente dos ideais, para quem gosta de um bom hardcore, Mantra é um prato cheio do começo ao fim, um discaço que tem lugar guardado na estante dos bons nomes dos anos 90 no estilo.

Após Mantra, a banda continuou lançando bons trabalhos como Beyond The Planet Earth (1997) e Eternal (2006) e se reunindo ocasionalmente para alguns shows, porém sem lançar nada inédito desde então.

Ouça Mantra na íntegra logo abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!