Naatu Naatu, música vencedora do Oscar 2023
Reprodução/YouTube

A gente te contou aqui sobre os premiados na cerimônia do Oscar 2023, realizada neste domingo (12) em Los Angeles, e a categoria de Melhor Canção foi vencida por “Naatu Naatu”, presente no filme indiano RRR (2022).

Embora a vitória já fosse esperada, continua sendo impressionante a conquista em cima de medalhões da música Pop americana como Rihanna, que concorria por “Lift Me Up”, de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, e Lady Gaga, que estava na disputa com “Hold My Hand”, de Top Gun: Maverick.

A categoria foi apresentada por Janelle Monáe e Kate Hudson e os compositores M. M. Keeravani e Chandrabose subiram ao palco para receber a estatueta do Oscar após o anúncio do vencedor.

Em seu discurso, Keeravani comemorou a vitória e enalteceu a cultura da Índia:

Eu amo todos vocês! Estou feliz de vencer esse prêmio pelo meu país, pela minha cultura, pela minha pátria e pela minha indústria [Bollywood]. Esse é só o começo de tudo.[O Oscar abre caminho] para que o ocidente conheça a música indiana e a música asiática. Está abrindo portas.

“Naatu” é uma palavra do idioma Telugu, que se traduz para algo como “nativo” e, até por isso, a canção traz uma sonoridade que foi comparada pelo próprio compositor Keeravani com as batidas tradicionais de vilarejos indianos, inclusive apostando em um compasso 6/8 ao invés do tradicional 4/4 que costumamos ver em canções Pop mais americanizadas.

O diretor de RRRS.S. Rajamouli, foi quem deu o briefing para a criação da música. Como contou o New York Times, ele teria instruído Chandrabose a “cantar sobre si mesmo, sua força, sua luta, o que você quiser cantar”. Mas fez também uma ressalva: “a única coisa para não escrever é: não critique outras pessoas”.

O resultado é uma canção inspirada nas próprias memórias da infância de Chandrabose, que acabaram musicadas e transformada em uma das cenas mais emblemáticas e animadas de um filme que não tem qualquer intenção de se transformar em um musical, mas avança sua trama de forma brilhante com “Naatu Naatu”.

Ouça “Naatu Naatu” ao final da matéria!

“Naatu Naatu” interrompeu jejum no Oscar de 14 anos

Vale lembrar que, desde 2009, nenhuma composição de língua não inglesa vencia o Oscar de Melhor Canção. Naquele ano, quem conquistou a categoria foi “Jai Ho”, de Quem Quer Ser um Milionário? (2008).

“Naatu Naatu” também competiu no Oscar 2023 com “Applause”, de Diane Warren para o filme Tell It Like a Woman, e “This Is a Life”, de Ryan Lott, David Byrne e Mitski para Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

LEIA TAMBÉM: Após tapa no Oscar, Will Smith volta ao palco em premiação da Associação Afro-Americana de Cinema

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!