Fresno no Lollapalooza Brasil
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

O início dos anos 2000 foi marcado fortemente pela era Emo, que ganhou popularidade mundial neste período. O Brasil foi um dos países mais tomados pelo movimento, dando origem a bandas como NX Zero, Fresno, Hevo84, Gloria, Fake Number e mais.

Ainda assim, há a impressão de que grandes bandas internacionais, como My Chemical Romance, Simple Plan, Good Charlotte, Fall Out Boy, Panic! at the Disco e outras, tenham sido mais bem-sucedidas. É claro que comprar o alcance global e internacional é difícil, mas há alguns números interessantes e quem os trouxe foi Lucas Silveira, vocalista da Fresno.

Apesar do gênero ter surgido como um estilo de post-hardcore que veio do movimento hardcore punk de meados dos anos 1980 em Washington, DC, EUA, onde era conhecido como emotional hardcore, o Emo teve muito mais sucesso relativo por aqui do que lá fora.

Lucas (Fresno) mostra números do Emo no Brasil

Através de sua conta do Twitter, o músico que foi um verdadeiro símbolo do movimento Emo no Brasil declarou que “nunca nenhuma música ’emo’ ocupou o topo do Hot 100 da Billboard/EUA”. Porém, com as músicas brasileiras. foi diferente:

Nunca nenhuma música ’emo’ ocupou o topo do Hot100 da Billboard/EUA. Já no Brasil, sim (NX Zero, muitas vezes). Fresno chegou ao Top2 com ‘Alguém que te Faz Sorrir’, ao Top20 algumas vezes (‘Desde Quando Você Se Foi’, ‘Uma Música’, ‘Redenção’, ‘Deixa o Tempo’), mas nunca Top1. Maior nação Emo, sim ou claro?

Nos comentários da publicação, Lucas ainda trouxe mais dados e exemplos, inclusive ressaltando que outras bandas brasileiras que nem sempre se encaixam no Emo, como o CPM 22, também ocuparam o primeiro lugar nas paradas nacionais. Veja a publicação abaixo!

Músicas Emo que não foram lançadas por artistas Emo

Recentemente, o TMDQA! preparou uma lista com as 10 melhores músicas que têm características do Emo, seja nas letras pessoais e confessionais ou pela sonoridade, mas que são de artistas de outros gêneros. Confira aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!