LEP Music Day: Rio de Janeiro recebe workshop de empreendedorismo musical
Divulgação

Entrevista por Felipe Ernani e texto por Gabriel Von Borell

A gente te contou aqui que o Rio de Janeiro receberá nesta semana a segunda edição do workshop de empreendedorismo musical LEP Music Day e um dos participantes do evento será o estrategista Geovane Bento, que trabalha junto ao Spotify.

Na feira, o profissional dará detalhes sobre como artistas independentes podem utilizar o serviço de streaming a seu favor para desenvolver e profissionalizar suas carreiras. Sobre seu painel, Geovane detalhou:

O meu papel com o Spotify é ser um dos ‘Spotify Stars’. Nós somos embaixadores da marca e membros ativos da Spotify Community, onde ajudamos os amantes do Spotify tirando dúvidas e orientando os usuários. Como Star, também sou membro do Hub Musical e membro de curadores do Artists Wanted, somos treinados constantemente com a equipe de funcionários e desenvolvedores do Spotify. O algoritmo do Spotify é um sistema inteligente que entende quando uma música tem possibilidade de crescer dentro da plataforma. Ele é responsável por selecionar músicas e playlists que sejam mais relevantes para cada usuário, levando em conta o histórico de reprodução, preferências e outros fatores.

Para tornar mais claro o objetivo do seu trabalho, Bento usou como exemplo o hit do Carnaval neste ano, “Zona de Perigo”, de Léo Santana:

O sucesso do hit de Carnaval de Léo Santana é um exemplo de como o algoritmo do Spotify pode ser poderoso para promover uma música e levar a um grande sucesso. A música foi selecionada pelo algoritmo como uma das mais relevantes para o Carnaval, e acabou sendo reproduzida milhões de vezes em todo o país. No meu painel no LEP Music Day, vou explorar com mais profundidade como o algoritmo do Spotify funciona e como os artistas podem aproveitá-lo para promover sua música e aumentar sua visibilidade na plataforma. Vou discutir estratégias de marketing digital, produção de conteúdo exclusivo e outras táticas que podem ser usadas para aumentar a visibilidade e a reprodução de músicas no Spotify.

Interessante demais, hein?

LEP Music Day ajudará a saber como expandir seu público e aumentar sua base de fãs

Além disso, Geovane destacou que apresentará estratégias de lançamentos que podem ajudar os artistas a promover sua música e expandir sua base de fãs:

Vou abordar o papel do algoritmo em outros serviços de streaming de música e como os artistas podem usar essas plataformas para expandir seu público e aumentar sua base de fãs. O objetivo é fornecer insights valiosos e práticos para os artistas e produtores que desejam crescer e se destacar no mercado da música; principalmente no meio digital. No LEP Music Day, vou trazer insights valiosos para os artistas que desejam se destacar no mercado da música. Vou falar sobre diferenciação artística, mostrando como os artistas podem criar um som autêntico e original que reflita sua personalidade e estilo.

Dando um spoiler das dicas que vai oferecer no seu painel, Geovane explica como é possível se destacar no mercado musical atualmente, reforçando a necessidade de profissionalização dessa indústira:

Para se destacar no mercado, é importante ter uma mentalidade empreendedora, buscar formas de se diferenciar e estar sempre atento às novas tendências e tecnologias. Isso pode envolver a produção de conteúdo exclusivo para as plataformas de streaming, shows inovadores e estratégias de marketing digital.

Nesse contexto, as redes sociais assumem um papel fundamental, uma vez que são um meio eficaz de promover a música e expandir a base de fãs. Os artistas devem utilizar as redes sociais para criar uma conexão mais próxima com seu público e mostrar os bastidores da produção de música e shows. Isso ajuda a criar um engajamento maior com os fãs e aumenta a visibilidade da música.

Além disso, é importante buscar parcerias e colaborações com outros artistas, produtores e profissionais do setor. Essas parcerias podem ser fundamentais para levar a música para novos públicos e expandir a base de fãs.

A profissionalização do mercado da música é fundamental para que os artistas e músicos possam ter sucesso. Isso envolve a busca por diferenciação, a compreensão de que o sucesso não vem apenas da música e sim de toda a cadeia produtiva envolvida na carreira de um artista. Os artistas precisam estar sempre atentos às novas tendências e tecnologias e buscar formas de se destacar em um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

O LEP Music Day ainda contará com a presença de outros grandes nomes do mercado fonográfico, incluindo o produtor Rafael Sena, a advogada Priscilla Crespo, a jovem Raphaela Gomes no marketing, além de convidados como o empresário Marcelo Lobato e a cantora e compositora Liah Soares.

Não perca! As inscrições para o LEP Music Day ainda estão abertas e custam entre R$220 e R$330. Saiba mais detalhes aqui.

LEIA TAMBÉM: “Devastados”: blink-182 confirma adiamento de show no Lollapalooza para 2024

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!