Taya
Crédito: reprodução

A MC Taya lançou nas plataformas digitais a canção “Betty Boop”, que faz referência à icônica personagem surgida nos anos 1930 e inspirada na cantora negra Esther Jones.

Também conhecida como Baby Esther, a artista se apresentava em clubes e casas noturnas conhecidos como “cabarés” e a data de sua morte é desconhecida.

Como houve um processo de embranquecimento da personagem ao longo dos anos, Taya
resolveu abordar o tema em seu lançamento que antecede a chegada do EP de estreia que, inclusive, se chamará Betty. Ela explica a inspiração em comunicado à imprensa:

A Betty Boop pra mim é o símbolo de toda mulher negra embranquecida, esquecida e silenciada. É símbolo de autenticidade, atrevimento e liberdade sexual em épocas que isso não era tão comum. Betty Boop pra mim é uma tendência de moda, de estética, de cartoon que nunca se esgota. Foi moda para minha avó, para minha mãe, para mim. Ou seja, somos passado, presente e futuro.

Ouça “Betty Boop” ao final da matéria!

MC Taya fala sobre empoderamento feminino em “Betty Boop”

A letra da música fala sobre as mulheres “Betty Boops”, protagonistas de suas próprias histórias e que sabem o que desejam, sendo independentes para lidar com todas as situações.

Com batidas características do funk, mas também trazendo referências do rap, trap e até
do rock, “Betty Boop” dialoga com o movimento Afropaty, que busca empoderar a mulher preta e ressaltar traços que, durante muito tempo, foram marginalizados, como o cabelo crespo ou cacheado:

Falando um pouco mais sobre a escolha da estética ‘Betty Boop’ para esse meu novo momento de carreira… Eu me identifico muito com essa personagem, desde o corpo curvilíneo até o fato dela ser cantora de cabaré. Atualmente, vejo que nós artistas pretas (sejam as MC’s, trappers ou rappers) estamos exatamente nessa posição, para mim o baile é o novo cabaré e tendo a Betty como referência, nós sabemos que podemos chegar aonde quisermos. Ser uma Betty Boop pra mim é ser livre, rainha do cabaré sem medo do julgamento e das fogueiras.

Vale lembrar que, em 2019, MC Taya já havia lançado a faixa “Preta Patrícia”.

LEIA TAMBÉM: Pedro Bergamo fala sobre renascimento no single e clipe “Escute o som que vem daqui”; vídeo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!