Música da banda Cheiro de Amor regravada por Cid Guerreiro chama atenção na série División Palermo, da Netflix

Uma série da Netflix está sendo responsável por “ressuscitar” um sucesso brasileiro dos anos 90: a canção “Doce Obsessão”, gravada pela Banda Cheiro de Amor em 1992. O motivo é División Palermo, produção argentina de oito episódios que já está no pódio das séries mais assistidas da Netflix.

A série foi criada, dirigida e estrelada por Santiago Korovsky, e é uma comédia que reflete sobre a inclusão pelo prisma do que se entende por “politicamente correto”. Porém, para além da temática e do elenco estelar, a produção vem chamando atenção também pela trilha sonora. O destaque é justamente “Doce Obsessão”, um hit apenas local até que, alguns anos mais tarde, foi regravada por Cid Guerreiro em espanhol.

A gravação de Guerreiro – autor de sucessos, inclusive para Xuxa -, entrou no álbum homônimo do artista e ampliou as possibilidades da canção. No disco do músico baiano, ficou conhecida como “Dulce Obsessión”.

A escolha dessa música não aconteceu por acaso, fazendo dela o ponto central do episódio cinco de División Palermo. Em entrevista à Rolling Stone en Español, o ator e diretor revelou:

Me faz rir pensar que quando estou apaixonado, às vezes aquela música vem até mim. Como dizer? Essa música ilustra alegria total para mim. Pode ser totalmente brega, porque não é o tipo de música que costumo ouvir, mas é uma expressão de felicidade absoluta. E também é muito cativante. Então, eu estava determinado que a trilha fosse essa.

Continua após o vídeo

Música brasileira na Argentina

Nem sempre a rivalidade Brasil x Argentina se traduz culturalmente.

Korovsky acredita que ouviu a música pela primeira vez ao passar férias com a família, durante a infância, em Florianópolis. Na época, a cotação do dólar para o peso argentino era de um para um, possibilitando viajar em grupo para o sul do Brasil. Voltava-se para casa com camisetas cheias de logos de cervejas locais e um horizonte musical mais amplo.

Tanto que, nos anos 90, era comum sucessos brasileiros cruzarem a fronteira. “O Canto da Cidade”, de Daniela Mercury, “Alagados”, d’Os Paralamas do Sucesso, e “Segura o Tchan” e “Na Boquinha da Garrafa”, do É o Tchan!, embalaram rádios e boates argentinas.

Não quer dizer que Santiago Korovsky sente orgulho dessa fase. Ele disse à Rolling Stone:

Há muita música ligada aos anos 80 e 90, que tem a ver com a nossa infância, com as nossas memórias, com as coisas que gostamos, mas que ao mesmo tempo nos envergonham.

Ainda assim, Korovsky estava determinado em incluir “Doce Obsessão” em División Palermo, mas encontrou dificuldades em liberar a canção para a série:

Conseguimos e pagamos pelos direitos de execução, mas não conseguimos o direito ao fonograma. Não tivemos escolha a não ser fazer a nossa versão, e ela foi feita pelos irmãos Fernando e Román Martino. A voz é de Cecilia Arellano, que canta incrivelmente, e em português. Ela também foi minha professora de canto. E como tínhamos que fazer uma cover, pensamos em fazer uma segunda versão, acústica, que é aquela que acompanha o clima da cena final daquele episódio. Então tomamos a liberdade de adaptá-lo.

Continua após o vídeo

A trilha sonora como elemento da trama

O uso de “Doce Obsessão” na série pode parecer “irônico” – considerando que seu autor vê a canção como um guilty pleasure, um gosto um tanto quanto vergonhoso. Porém, Santiago Korovsky usa a canção para dar o tom exato para a cena:

Acho que o tema da música em séries de comédia é algo muito complexo porque muito rapidamente você pode cair em uma música típica que destaca a piada, e de alguma forma pisa nela, mata. E, por outro lado, se você for para uma música muito dramática ou muito cheia de suspense e tensa, você também vai para o outro lado e pode obscurecer a piada. Então é como uma linha muito tênue, e você tem que ter cuidado para não passar para nenhum dos lados.

Parece estar funcionando: agora, “Doce Obsessão” volta a cair no gosto dos argentinos. Será que o Brasil também vai reviver esse sucesso?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!