Conheça Kdu dos Anjos, dono da casa na favela de BH que venceu prêmio internacional de arquitetura
Reprodução / Instagram

O multiartista Kdu dos Anjos movimentou as redes sociais nesta semana depois que sua casa localizada no Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte, foi a campeã na categoria Casa do Ano no projeto internacional de arquitetura ArchDaily.

O imóvel conhecido como Casa no Pomar do Cafezal ou Barraco do Kdu foi um projeto do arquiteto Fernando Maculan e, ao g1, Kdu declarou que a casa foi uma das mais curtidas na internet no ano passado e ficou entre os 50 projetos mais interessantes do Brasil.

Em entrevista ao portal, Kdu dos Anjos se autodefine como “filho de uma geração inquieta, artista plural, que carrega consigo o desejo pelo novo e a coragem para experimentar”.

O rapaz de 32 anos trabalha como MC da cultura Hip Hop e do Funk, é produtor de moda, compositor, ator, poeta, arte educador e também fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha.

Kdu dos Anjos

Apoiador de causas sociais, Kdu dos Anjos recebeu em 2020 o prêmio Empreendedor Social do Ano, da Folha de São Paulo, por coordenar a Frente Humanitária, projeto que precisou de mais de R$ 5 milhões para ser realizado.

A iniciativa alimentou 270 mil pessoas e ainda gerou empregos para mais de 300 moradores do Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Já explorando a vertente da moda, o multiartista participou no ano passado do reality show Ideias à Venda, representando o Remexe Favelinha, cooperativa de moda do aglomerado que faz roupas a partir de outras já existentes e resíduos têxteis.

Além disso, seu coletivo, o Lá da Favelinha, ficou em primeiro lugar na disputa de arquitetura do Instituto Tomie Othaki.

Kdu dos Anjos na música

Lá em Novembro de 2021, falamos pra você por aqui sobre Kdu quando ele lançou o clipe de sua faixa “Eu Não Sei”, que é bastante simbólico na carreira musical dele.

Dirigido por Túlio Cipó, o vídeo apresenta uma estética visual inspirada no Aglomerado da Serra, região onde o artista fundou o Centro Cultural Lá da Favelinha, em 2015. A canção fez parte do terceiro álbum do artista, Avelã, que explorou diferentes sonoridades. Na época, ele declarou que vinha pesquisando o Funk nacional e apontou:

A chegada do brega ao ritmo foi muito importante para nossa cultura, pois o funk estava muito sudestino. Também amo trap e as influências das músicas latinas

Confira abaixo algumas imagens da premiada casa de Kdu dos Anjos!

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!