Mark Lanegan e Kurt Cobain

A gente te contou aqui no início do ano passado sobre a morte de Mark Lanegan, vocalista do Screaming Trees.

Pois bem: um novo livro em homenagem ao músico que também integrou o Queens of the Stone Age revelou que ele coescreveu “Something in the Way”, clássico do Nirvana que ganhou ainda mais fama nos últimos anos por conta do filme The Batman, junto com Kurt Cobain.

Intitulada Lanegan, a obra foi escrita por Greg Prato e quem fez a revelação foi Nick Oliveri, ex-baixista do QOTSA. Em seu relato, Oliveri contou que Mark ajudou a escrever a letra da música que está no clássico álbum Nevermind (1991), mas não foi creditado no lançamento (via Consequence):

Mark disse que escreveu algumas letras com Kurt em ‘Nevermind’. Mas Kurt havia tocado em algumas das coisas solo de Mark, como ‘The Winding Sheet’ [seu primeiro disco solo de 1990]. Então, em vez de serem pagos, eles apenas fizeram essa coisa de tipo, ‘Ei, cara, eu adicionei uma frase na sua música e você adicionou uma na minha música e fica por isso mesmo… Mal sabia Mark, que se ele tivesse seu nome creditado em ‘Something In The Way’ em ‘Nevermind’, teria muito dinheiro. Lembro-me dele lamentando si mesmo sobre isso – ‘Se eu tivesse essa grana de Something In The Way…”

De fato, Lanegan teria recebido enormes royalties pelas vendas relacionadas ao mais famoso disco do Nirvana!

Mark Lanegan e o Nirvana

Em outra parte do livro, Gary Lee Conner, colega de Mark no Screaming Trees, relembrou quando Courtney Love ofereceu à banda a então inédita canção do Nirvana “You Know You’re Right” após a morte de Cobain.

De acordo com Conner, o grupo ensaiou a música mas, como Lanegan não conseguiu cantar a letra, a versão do Screaming Trees não foi gravada:

Quando estávamos trabalhando na composição de ‘Dust’, durante esse tempo, Mark disse: ‘Courtney quer que façamos uma música’. E foi aquela música – ‘You Know You’re Right’ [uma música inédita do Nirvana]. Então, peguei uma fita e aprendemos. Nós nunca gravamos. Mas aprendemos sem Mark, e Mark desceu para cantá-la… e ele não conseguiu. Ele mudou de ideia. E isso foi o fim. Mas quem sabe? Poderíamos ter feito um grande sucesso com a música de Kurt. [risos] Eu imagino que teria sido um grande negócio – em 95 ou 96, lançar uma cover de uma música desconhecida do Nirvana… Não sei. Essa era a ideia. Mas não sei se foi a ideia de capitalizar Kurt… embora o dinheiro pudesse ter sido útil.

Em 2002, “You Know You’re Right” entrou na compilação autointitulada do Nirvana. Mark
Lanegan faleceu em 22 de Fevereiro de 2022 aos 57 anos e você pode relembrar mais de sua carreira neste link.

LEIA TAMBÉM: Nirvana: artista brasileiro usa inteligência artificial para imaginar como Kurt Cobain estaria em 2023

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!