Tony Hawk Iron Maiden Kurt Cobain

Tony Hawk é conhecido por sua coleção de skates históricos – além, é claro, da sua própria atuação nas rampas e de sua série de jogos Pro Skater.

Agora, ele revelou a aquisição de um item de colecionador muito especial: um modelo de Jeff Phillips com uma arte exclusiva do Iron Maiden pintada por ninguém menos que Kurt Cobain.

O skate apresenta a icônica capa do álbum Killers no verso. Hawk comprou a peça em um leilão e confirmou sua autenticidade – comprovada em um vídeo que o atleta postou em suas redes sociais no dia 20 de fevereiro, aproveitando o simbolismo do dia em que Kurt Cobain completaria 56 anos (confira abaixo).

Agora, essa pintura será reproduzida e se tornará um skate em edição limitada na loja do próprio Hawk, que destinará todos os lucros às causas da prevenção do suicídio e da criação de mais praças de skate.

O shape original de Jeff Phillips, skatista que cometeu suicídio no dia de Natal em 1993, apenas três meses antes de Kurt, já está disponível em sua loja online.

O skate pintado por Kurt Cobain

O vídeo postado por Tony Hawk apresenta Cameron Ross, amigo de infância de Cobain. Ele explica a origem da pintura:

Adquiri esse skate quando estava no ensino fundamental. Kurt tinha colocado um anúncio na Rosevears Music, tinha um flyer se oferecendo para fazer arte. Então dei a ele 20 dólares e um punhado de maconha e ele pintou pra mim.

O ano era 1985, apenas quatro após o lançamento do disco Killers, do Iron Maiden. A arte de capa inspirou essa reprodução no skate, que mostra o “mascote” Eddie com um machado ensopado de sangue.

Kurt Cobain era fã de Iron Maiden?

Tudo indica que Kurt Cobain era, sim, admirador da banda inglesa, ainda que o pedido tenha sido feito pelo “cliente”. O Iron Maiden aparece na sua mixtape Montage of Heck, uma gravação com trechos de músicas, ruídos e experimentações sonoras.

Além disso, durante passagem pelo Brasil em 1993, o líder do Nirvana puxou um trecho de “The Number Of The Beast”.

Continua após o vídeo

Campanha beneficente de Tony Hawk

O preço do skate em modelo exclusivo e limitado pode parecer salgado – sai por US$420 (entendeu?) no site de Tony Hawk. No entanto, os valores arrecadados serão revertidos para duas causas especiais para o lendário skatista.

A divisão será igualitária entre a Jed Foundation e o projeto The Skate Park. A primeira é uma ONG voltada para a saúde mental e prevenção de suicídio de jovens adultos e adolescentes. Já a segunda se dedica a criar praças de skate públicas em locais onde elas não existem ou são precárias.

Uma forma muito digna de homenagear esses dois grandes ícones em suas áreas de atuação!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!