Ed Motta

Ed Motta continua com suas já tradicionais lives no Instagram. Vez ou outra, o cantor carioca dá alguma declaração surpreendente – a última é a revelação de que ele, artista e aficionado por música, odeia… shows ao vivo.

Ao conversar com os seguidores, Ed abriu o jogo e elencou uma série de problemas que ele vê nas apresentações ao vivo (via Igor Miranda):

O show é foda, tá? Afinação fica ruim, a execução das pessoas não rola legal – não é só no meu show não, é no dos outros também. É sempre alguém que erra, um dedinho que esbarra no piano, uma corda da guitarra que fica solta, um acorde que erra, a voz desafina… Bicho, não rola. É difícil.

E, segundo Ed Motta, não é só uma questão de erros humanos. Há muitos espaços que não são adequados para eventos desse tipo e acabam estragando a experiência:

Fora esse problema de afinação, tem o som, tem o lugar. O lugar geralmente não é tratado pra fazer um show – é um ginásio, rebatendo tudo, o som horroroso. Tudo horrível, todo mundo em pé, bebendo uma cerveja quente, sem entender nada. É inferno pra tudo quanto é lugar, tá? É uma lasanha de problemas o show ao vivo.

E não para por aí…

Ed Motta e seu ódio de shows

Outro incômodo, segundo o cantor, é precisar estar na plateia e ouvir outros fãs cantando, prejudicando escutar o artista que está no palco. Ed Motta recorda do momento em que foi ver o lendário pianista francês Michel Legrand e precisou lidar com uma pessoa cantando as melodias do instrumento ao seu lado.

Pra quem tá com vontade de ver um show… Eu não tenho vontade de ver show nenhum, mas eu já tive. Eu paguei ingresso pra ver o Michel Legrand, não esse idiota cantando do meu lado.

Pra completar, ele aponta que quem precisa fazer shows não encerra a performance quando as luzes do palco se apagam. A apresentação continua nos bastidores, onde é comum fãs, contatos profissionais ou mesmo bajuladores se concentrarem:

Depois de tudo isso – banda errando, o som tá ruim, vários lances… Aí o ser humano tem que ficar no camarim pra fazer o segundo show, pra receber todo mundo, cumprimentar todo mundo. Peraí, bicho… Para!

Confira o vídeo de Ed Motta criticando shows ao vivo abaixo!

Ed Motta e as polêmicas lives

O cantor tem usado a internet para se aproximar dos fãs, com lives periódicas onde destila toda a sua sinceridade. Ed comenta música, vinhos, cultura em geral e outros temas mais espinhosos, sem medir palavras para se manifestar sobre o que não aprova.

Das transmissões do artista, já surgiram críticas ao rock nacional, Elvis Presley e Johnny Cash, por exemplo. O momento mais notório foi uma sequência de críticas que Ed proferiu contra Raul Seixas, gerando repercussão negativa e até um pedido de desculpas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!