Povão
Foto por Robson Borges

Os rappers Roko e Jota W, moradores da zona norte da capital paulista, miram os holofotes na realidade da periferia em Só Depende de Nóis, novo álbum do duo Povão. O disco é um fortalecimento ao que o rap representava em seus primórdios: muita correria e pouca ostentação.

A dureza da vida não vem com os versos maquiados de quem agora surfa no dinheiro ou na fama; ela é a força que impulsiona o Povão a dar voz a histórias de quem vivencia a marginalização na pele. Com versos arrepiantes sobre mortes prematuras, infância em orfanato, violência sistêmica, racismo e pobreza, Só Depende de Nóis não é para afagar egos.

O disco propõe equilíbrio entre as gerações do rap sem cair na mesmice. Povão resgata as raízes e vem forte na influência do boombap, por vezes até mergulha no denso storytelling do gangsta rap, mas não se perde nesse passado nostálgico. Trap, drill, grooves e até um funkeado marcam presença entre as 11 faixas do registro. A produção e direção musical é de TH, que norteou a musicalidade equilibrada do trabalho e soube medir os efeitos especiais e o orgânico do som.

SP Funk

SPFunk
Foto por Ricardo Cost

16 anos depois do lançamento de seu último álbum, SP Funk retoma suas atividades com os membros Mr. Bomba e Tio Fresh. Originalmente um quarteto — com Maionezi, que atualmente mora na Irlanda, e DJ QAP, falecido em Agosto de 2022 —, o grupo marcou a geração dos anos 2000 e influenciou grandes nomes do rap brasileiro.

De volta na praça, a dupla fechou o ano passado com o single e videoclipe “Por Acaso“, com participações de Neg (Família Madá), Rappin Hood e MC Jota. A música, que une duas gerações da cena, abre uma série de lançamentos que darão origem ao álbum Fita Demo, a ser lançado em 2023.

Apesar do longo hiato, “Por Acaso” é atual. A música é um trap com uma virada de funk carioca e a presença de autotune. A inovação somada à essência do SP Funk parece ter sido a receita perfeita. O clipe em animação foi desenvolvido por Bomba e Adhemar Ribeiro e traz todos os MCs que compõem a faixa.

Maximo mXm

Maximo-mXm
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Maximo mXm chegou em 2023 com novidades! O músico deu início a uma série de singles e o mais novo deles é “I Love You, Bitch“, que apresenta inusitada inspiração no clássico dos anos 60 “Can’t Take My Eyes Off You”, de Frankie Valli.

Lançada via selo musical Marã Música, a música traz um som híbrido que se alterna entre o jazz electro funk e o funk raiz no refrão. Com o objetivo de mostrar que o funk e o jazz tem a mesma raiz de uma forma classuda e debochada, o artista carioca — atualmente residindo em São Paulo — está empolgado e adianta:

Esse ano vamos escrever história com músicas diferentes e marcantes que a cena tanto pede. ‘I Love You Bitch’ é uma delas.

Confira abaixo!

DJ Ajamu & DoxDel

DJ Ajamu & DoxDel
Foto: Reprodução / Capa do single “Reaja – REMIX”

DJ Ajamu divulgou recentemente o videoclipe para o remix de “Reaja“, single que integra o seu primeiro álbum, Reaja (Vol.1), lançado em 2021 pela KL Música. A faixa, parceria com a dupla DoxDel, ganhou um vídeo dirigido por Danilo Amorim e Ulysses Amorim, que também assina o roteiro ao lado de Guilherme Demaria.

O disco de estreia de DJ Ajamu está presente em todas as plataformas digitais. As 10 faixas que compõem o registro contam com várias participações especiais, como Edi Rock, Xis, Sombra e outros nomes do rap nacional. O trabalho foi mixado e masterizado pelo produtor musical BaseMcBeat.

Ajamu é DJ há mais de 20 anos e já trabalhou com grandes nomes do rap. Ao lado do irmão DJ KL Jay (Racionais MC’s), fundou a Festa Sintonia, na capital paulista, evento que já tem mais de 18 anos. O produtor também acompanha o irmão nos shows do Racionais, comandando as pick ups pelos palcos do país.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!