Dave Mustaine (Megadeth) e James Hetfield (Metallica)
Fotos via Wikimedia Commons

Em entrevista para a Guitar World, Dave Mustaine comentou sobre sua percepção a respeito da suposta competição entre o Megadeth e o Metallica, banda da qual fez parte no passado.

O vocalista e guitarrista afirmou que a possível rixa dos dois grupos tomou uma proporção muito maior e que, inclusive, ofusca a música que eles fazem. Sem deixar de puxar a brasa para a sua sardinha, Mustaine disse (via Blabbermouth):

Na minha opinião, não há competição entre o Megadeth e o Metallica. Somos bandas diferentes e acredito que o Megadeth tem sido mais consistente. Mas o triste é que o drama entre nós tem sido mais popular do que a música de todos os tempos.

E lembre-se, o Metallica teve uma grande vantagem, e eles fizeram isso por causa do que eu ajudei a criar. Eles se tornaram uma das maiores bandas do mundo, e aqui está uma das maiores bandas desperdiçando seu fôlego tentando me descreditar dizendo, ‘Dave não é um bom guitarrista.’ Com licença, o que diabos você disse? [Risos].

Acho que escrevi muitas das músicas que os tornaram famosos, então, você provavelmente deveria verificar novamente essa merda de declaração. Mas essa é a merda que esses caras dizem, e você tem os fãs que seguem acreditando nisso.

Na sequência, Dave foi questionado sobre quem ele acha que é o culpado por perpetuar os problemas internos e insinuou que o Metallica teria receio de se apresentar ao lado do Megadeth:

O problema é que as pessoas não conhecem sua história e tomam partido. Nunca quis tomar partido; queria que as coisas se reconciliassem e nós fôssemos amigos, mas por alguma razão, eles não o fizeram. E o Metallica é representado pelo mesmo agente do Megadeth, e eu perguntei ao nosso agente: ‘Você também é o agente do Metallica; por que esses caras não tocam conosco? medo?’

E eles confirmaram que vão sair [em turnê neste verão] com o Five Finger Death Punch e o Pantera, então, é claramente sobre o dinheiro. O fato é simples: o mundo quer ver o Megadeth e o Metallica tocarem juntos. E, no caso, alguém está se perguntando: há dinheiro nisso. Os fãs querem ver o Metallica e o Megadeth dividindo o palco.

O Megadeth precisa do Metallica? Não. O Metallica fala sobre seus fãs, mas eles não dão a eles o que eles estão pedindo. Do que eles têm medo? Não sei. Não sou eu; são eles.

Mandou o recado!

Influência de Dave Mustaine no Metallica

Na mesma conversa, Mustaine falou sobre sua influência no Metallica e até destacou que o vocalista James Hetfield começou a interagir com o público durante os shows por sua causa:

No início, eu era o único guitarrista da banda e escrevi algumas das músicas que acabaram em seus discos anteriores. Então, para um cara que ‘não sabia tocar guitarra,’ com certeza influenciei as coisas.

A única razão pela qual James [Hetfield] tocou guitarra desde o início foi porque não conseguíamos encontrar mais ninguém. Então, quem não sabia tocar guitarra? Nós tínhamos um um cara chamado Brad Parker, cujo nome verdadeiro era Damian Phillips. Ele apareceu e tinha um brinco de pena enorme; fizemos um show, e foi o fim dele. E foi por isso que acabamos tendo James tocando guitarra.

Além disso, no início, James estava com medo de falar com a multidão, e eu olhava para ele e dizia: ‘Fale, cara. Suba lá e fale’, mas James não fez isso; ele ficou no fundo, e ele é a porra do cantor. Então, eu – o cara que não sabe tocar guitarra – fui até o microfone e comecei a falar. Foi assim até eu sair; James só começou a falar com o público depois que eu saí; ele não tinha escolha.

Você pode ouvir as fitas dos shows que fizemos em San Francisco no Waldorf e no Stone; eu falei tudo. E a maior parte do que eu disse no palco foram coisas que James copiaria depois que eu saísse. Então, como vejo minha influência no Metallica? É profunda para caralho.

O ego vai bem, obrigado…

LEIA TAMBÉM: Megadeth irá se reunir com o ex-guitarrista Marty Friedman em show único; saiba mais

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!