Guns N' Roses

Por Nathália Pandeló Corrêa e Felipe Ernani

Será que o Guns N’ Roses seria o mesmo fenômeno se tivesse surgido nos tempos atuais? Para Slash, provavelmente não, já que o comportamento dos músicos faria com que fossem “cancelados” muito rapidamente na era da internet.

Esse questionamento foi colocado para o icônico guitarrista durante uma entrevista para o site Yahoo!.

A jornalista Lyndsey Parker usa como exemplo a faixa “One in a Million”, do álbum GN’R Lies, motivo de controvérsia até hoje por usar palavras pejorativas para se referir a negros e gays – com Axl Rose dizendo que isso fosse por qualquer preconceito.

Oportunidade não faltou

No auge da fama do Guns N’ Roses, entre o final dos anos 80 e começo dos 90, não foram poucos os momentos em que a banda esteve sob os holofotes.

De letras consideradas polêmicas até a vida pessoal dos músicos com relacionamentos turbulentos, eram muitas oportunidades para crises de imagem que resvalavam sempre no limite não-declarado de até onde se podia aceitar o comportamento do rock star transgressor.

Na era das redes sociais, quando debates e polêmicas se amplificam com ainda mais velocidade, o Guns teria sido cancelado? Slash responde:

Não tinha pensado nesse contexto. Mas a maioria do que fazíamos teria causado nosso cancelamento hoje em dia. Não teríamos nos dado bem nesse ambiente, em muitos níveis. Tantas coisas daquela época não seriam consideradas aceitáveis nesse momento. Não consigo nem citar uma coisa específica porque é basicamente… tudo. Ainda bem que não tínhamos internet naquela época, era um outro mundo. Mas de qualquer forma, não fico recordando muito essas coisas. É o que é.

É, talvez Slash tenha razão…

Guns N’ Roses e Slash nos dias atuais

O Guns segue na ativa, o que continua dando pano pra manga quando o assunto é o comportamento de Axl. A última polêmica envolvendo a banda foi um show em Adelaide, na Austrália.

O vocalista do Guns N’ Roses atirou seu microfone na plateia – algo costumeiro nas apresentações -, mas dessa vez atingiu em cheio uma mulher. Após a repercussão negativa, Axl disse que não repetiria mais os arremessos de microfone por “uma questão de segurança pública”.

Ao mesmo tempo, Rose tem se posicionado nos últimos anos de maneira bastante contrária a movimentos conservadores, o que definitivamente abre um debate sobre os possíveis aprendizados do grupo em todos esses anos.

Novo livro de Slash

Slash está promovendo seu novo livro, The Collection: Slash, uma obra onde revisita momentos marcantes de sua carreira por meio de suas guitarras mais famosas.

Confira a entrevista completa do guitarrista abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!