Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock

Na era do streaming, o vinil segue firme e forte, batendo recordes de vendas. No Brasil, a mídia voltou a conquistar adeptos, porém o mercado nacional permanece dependendo, principalmente, de uma grande fábrica.

Localizada em Belford Roxo, a Polysom continua prensando bolachas de nomes expressivos da música brasileira, e uma matéria em vídeo do jornal O Globo mostra o processo quase artesanal da produção de discos de vinil em larga escala.

Na reportagem, o jornalista Silvio Essinger acompanha o passo a passo na produção de um álbum em formato de LP, desde a sua matriz até a esteira que leva as caixas em direção ao consumidor de música.

Processo industrial, porém artesanal

Tudo começa com um teste de qualidade dos arquivos musicais. A partir daí, o acetato recebe as ranhuras que reproduzirão o som em qualquer vitrola. Feita esta matriz, uma “panqueca”, fundida em PVC no vapor, é colocada sobre o modelo e entre dois rótulos – aqueles que estarão no centro da bolacha final.

Por fim, o disco recebe um acabamento para cortar suas bordas e fica em “descanso” por pelo menos 24 horas, para que todas as moléculas se acumulem naturalmente por meio de troca de calor. E aí o álbum é encartado, plastificado e finalmente acondicionado em caixas para chegar a estoques e lojas de todo o país.

Ufa! Tá explicado o motivo de um preço relativamente salgado, se comparado ao CD.

Vinil em alta

Os discos de vinil vêm quebrando recordes a cada ano. Nos EUA, o período de festas de 2022 viu saírem das prateleiras mais de 2 milhões de cópias em apenas sete dias – com Taylor Swift tendo o seu Midnights como campeão de vendas.

O ano de 2022 como um todo teve um aumento de 3,6% em relação a 2021, que tinha o último recorde de vendas. Durante a pandemia, o crescimento do vinil foi uma das poucas notícias animadoras para o mercado da música.

No Reino Unido, no ano passado, pela primeira vez o disco de vinil superou as vendas de CDs, DVDs e jogos de PlayStation. Nada mal, não é mesmo?

Confira abaixo a matéria completa para entender o processo de fabricação do bom e velho vinil!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!