Arte com inteligência artificial
Foto stock via Shutterstock

Por Rafael Teixeira e Felipe Ernani

Você provavelmente já ouviu falar dos apps de inteligência artificial que criam imagens personalizadas, não é? Apesar da promessa super interessante, diversas polêmicas estão ligadas à tecnologia e agora um grupo de artistas dos Estados Unidos entrou na Justiça contra três empresas por trás dessas ferramentas.

São elas a Midjourney, Stability AI e DeviantArt, que criaram os softwares Midjourney, Stable Diffusion e DreamUp, respectivamente. A ação coletiva alega que essas empresas violaram os direitos autorais de milhões de artistas.

Isso porque essas plataformas são “treinadas” usando bases de dados com incontáveis imagens disponíveis na internet, muitas vezes sem permissão. Segundo o portal Polygon, só o Stable Diffusion usou um banco com quase 6 bilhões de imagens de fontes como Flickr e Pinterest.

As autoras da ação, as ilustradoras Sarah Andersen, Kelly McK­er­nan e Karla Ortiz, alegam que não há compensação financeira para o artista pelo uso dessas imagens:

Essas empresas se beneficiam comercialmente e têm um alto lucro em cima de imagens protegidas. O dano a artistas não é hipotético, visto que o trabalho criado pela inteligência artificial já estava à venda na internet pelo próprio artista.

Uma das artistas, Kelly McKernan, falou com o BuzzFeed News e explicou que descobriu que sua arte tinha sido usada através do site Have I Been Trained, que mostra justamente se o seu trabalho foi usado para treinar inteligências artificiais (confira aqui).

Depois do momento inicial em que se sentiu “empolgada” com a ideia, pensou melhor e chegou a outra conclusão:

Essa [tecnologia] efetivamente destrói uma trajetória inteira de carreira composta pelos artistas mais talentosos e apaixonados que vivem atualmente. O desenvolvimento disso acelera a escassez de artistas independentes como eu.

Processo contra plataformas de inteligência artificial

As autoras da ação também criaram o site Stable Diffusion Litigation, que traz todos os detalhes sobre o processo e permite que outros artistas entrem em contato. Confira abaixo nos tweets de Karla Ortiz.

Andersen, a terceira artista envolvida na ação, também conversou com o BuzzFeed News e explicou melhor qual o problema que enxerga com a tecnologia:

Os artistas têm um direito de dizer o que acontece com seus trabalhos conquistados com muita luta. Fica claro pela forma como os geradores [de arte] de inteligência artificial surgiram que nunca houve nenhuma consideração com os artistas, nossos desejos, ou nossos direitos, e essa é a nossa única opção para sermos ouvidos.

Em dezembro de 2022, vale lembrar, noticiamos por aqui que músicos de Rock, designers e ilustradores do mundo já haviam se unido para um manifesto contra a inteligência artificial. E você, o que pensa de tudo isso?

LEIA TAMBÉM: Nick Cave diz que música feita por inteligência artificial para copiar seu estilo é “uma porcaria”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!