Jay-Z
Foto: Flickr/Rich Thane

Jay-Z recebeu o título de melhor rapper de todos os tempos de acordo com um novo ranking da Billboard e da VIBE, revista especializada em Hip Hop.

Ao descrever a posição do icônico artista, a Billboard defendeu seu sucesso comercial, aclamação da crítica, grandeza empresarial e impacto cultural, junto com suas “rimas com aroma real que falam sobre a luta” (via HipHopDx).

Além disso, o portal indicou que também foi levada em consideração a “longevidade, a amplitude de suas realizações e o que ele significou para o Hip Hop do ponto de vista musical, cultural e financeiro nas últimas três décadas”.

Juntos, todos esses fatores o tornaram o “G.O.A.T” (greatest of all time, que em tradução livre significa “melhor de todos os tempos”).

Ao longo de sua carreira, Jay-Z já conquistou 24 prêmios Grammy, 14 álbuns nº 1 e 140 milhões de discos vendidos.

Jay-Z é eleito melhor rapper e divide opiniões

A lista criada para celebrar o 50º aniversário do Hip Hop também incluiu Kendrick Lamar e Nas, ocupando o segundo e terceiro lugar respectivamente, e outros artistas aclamados como Tupac, Eminem, The Notorious B.I.G, Lil Wayne, Drake e Snoop Dogg. A 10ª posição do ranking ficou com Nicki Minaj, única mulher a integrar o Top 10.

Recentemente, aliás, te mostramos aqui que o veterano 50 Cent discordou que Jay-Z teve um impacto maior no Hip Hop do que Eminem.

E, assim como ele, alguns fãs do gênero também se manifestaram sobre o título de HOV como melhor rapper da história. Um fã de Eminem declarou nas redes sociais:

Em [Eminem] é o rapper mais condecorado da história. Em é o rapper com mais vendas de todos os tempos. Em alcançou o EGOT [Emmy, Grammy, Oscar e Tony]. Teve os maiores shows esgotados da história do rap. ‘Lose Yourself’ é a música de maior sucesso de todos os tempos. Em é o único rapper no top 10 de maiores vendas da história da música.

Já um admirador do saudoso rapper Tupac Shakur também se manifestou, dizendo:

Pac morreu há 2 décadas, mas ainda é relevante. Pra mim isso é um G.O.A.T.

E você, o que achou? Confira o ranking com os 15 primeiros colocados ao final da matéria.

Jay-Z no Grammy

Apesar das discussões geradas pela lista, Jay-Z teve um momento de destaque na recente cerimônia do Grammy.

O rapper, que estava concorrendo a Canção do Ano, Melhor Canção de Rap e Melhor Performance de Rap por seu verso na faixa “God Did”, do DJ Khaled, se apresentou em uma performance da música ao lado do DJ e também de Lil Wayne, Rick Ross, John Legend e Fridayy no encerramento da premiação.

Em uma rara entrevista ao TIDAL, Jay-Z falou sobre a importância de se apresentar no Grammy para celebrar a história do Hip Hop:

Eu pensei sobre isso, eu estava na minha cabeça e simplesmente desabei e disse, ‘Sabe, é um verso de quatro minutos.’ Mais uma vez, pela cultura, pelo Hip Hop, temos que fazer isso. 

Esta não é uma música tradicional. Não é a sua estrutura tradicional de como você acha que uma música que seria indicada para Canção do Ano soaria. Não é o que você espera. E pela cultura e pelo Hip Hop, temos que fazer isso.

Devemos isso. Essa coisa que mudou nossas vidas. Temos que fazer isso. Um verso de quatro minutos apresentado no Grammy. Devemos isso à cultura, e nem é um fardo. É uma bênção. É fácil e divertido.

Confira abaixo a performance de Jay-Z no Grammy, logo antes da lista dos 15 melhores rappers. Para ver a seleção completa, acesse aqui.

Ranking dos 15 melhores rappers da história

1. Jay-Z
2. Kendrick Lamar
3. Nas
4. Tupac
5. Eminem
6. The Notorious B.I.G
7. Lil Wayne
8. Drake
9. Snoop Dogg
10. Nicki Minaj
11. Kanye West (Ye)
12. André 3000
13. Rakim
14. LL Cool J
15. J. Cole

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!