Pabllo Vittar -

Quando lançou Batidão Tropical em 2021, Pabllo Vittar deu uma guinada completa na direção de sua carreira. Em 2023, com NOITADA, retoma vários dos elementos que a consagraram em primeiro lugar, consolidando também as influências da música brasileira em seu som.

Apesar de curto, o álbum que chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (8) às 21h mostra muitos lados de uma das maiores representantes da música nacional nos últimos anos.

Ao mesmo tempo em que NOITADA soa mais internacional do que nunca, com claras influências do Hyperpop e de outros estilos similares, também resgata diversos elementos super brasileiros, como o Funk e o Brega que apareceu com força em Batidão Tropical.

Continua após o vídeo

Pabllo Vittar faz ode à noite em novo disco

Como o próprio nome diz, NOITADA é uma verdadeira ode à noite. Bastante explícito, o álbum tem uma atmosfera que chega até a remeter ao Bonde do Rolê, grupo que lançou o produtor Rodrigo Gorky, que assina o trabalho de Pabllo. Um dos principais exemplos disso é “BALINHA DE CORAÇÃO”, o feat com Anitta.

Introduzida por um interlúdio chamado “CALMA AMIGA”, construído a partir de áudios do WhatsApp das duas artistas, a canção resgata a sonoridade eletrônica underground do Bonde e a reimagina de uma forma que faça sentido nos tempos atuais. Aliás, falando em resgatar, até o Dubstep marca presença em uma das melhores faixas do trabalho, “DERRETIDA”.

A canção é o resumo do que Pabllo tenta trazer nesse álbum: sem abandonar elementos do Brega e do Funk que tornam as faixas mais palatáveis, a cantora explora direções mais pesadas tanto no sentido lírico quanto instrumental, apostando em batidas eletrônicas intensas e deixando de filtrar algumas das principais referências às drogas e ao sexo.

Continua após o vídeo

NOITADA é uma coleção de hits

À primeira vista, o ouvinte pode ficar frustrado com a duração de NOITADA. Com apenas cerca de 20 minutos, o álbum de fato passa rápido — mas, garanto, vai ficar na sua cabeça por muitas horas.

Desde os singles já lançados, “AMEIANOITE” e “DESCONTROLADA”, ficou claro que o objetivo de Vittar com a nova fase é focar em hits que vão direto ao ponto. Nenhuma das faixas do disco soam arrastadas, e há casos onde é genuinamente impressionante o quanto foi condensado em uma música de pouco mais de 2 minutos, como no caso de “PENETRA”.

O feat com O Kannalha é um dos pontos altos do álbum, levando Pabllo para (mais) uma nova direção: o pagodão baiano. Como sempre, a cantora tira de letra a sua parte e abre espaço para uma das participações mais contundentes do álbum, assim como acontece em “APETITOSA”, colaboração com o sensacional MC Tchelinho e com DJ Tonias.

Mas o grande hit do trabalho tem tudo pra ser “CULPA DO CUPIDO”. Com um trocadilho que vai grudar na cabeça de todo mundo, Pabllo condensa todas as influências de Batidão Tropical com os elementos mais eletrônicos de sua nova fase e fecha tudo com uma batida de Funk que vicia e envolve — tudo isso em menos de 2 minutos, o que vai fazer muita gente agradecer pela existência do botão de repeat.

Pabllo Vittar – NOITADA

Apesar de tudo isso, NOITADA deixa, sim, um gostinho de quero mais. O disco mostra que Pabllo é capaz de seguir por tantas direções diferentes ao mesmo tempo e comprova de uma vez por todas que tentar colocar essa artista tão plural em uma caixa, qualquer que seja esta, é tarefa impossível.

Por isso, não há forma melhor de fechar esta resenha do que com uma frase da própria Pabllo em “AFTER”, canção que fecha o trabalho: “tudo tem o seu fim, mas eu não terminei”. Fica a expectativa de que este seja apenas mais um passo na direção certa para uma carreira que tem tudo para continuar rendendo ótimos frutos.

NOITADA será disponibilizado nas plataformas de streaming nesta quarta-feira (8), às 21h.

Tracklist

1. NOITADA
2. AMEIANOITE (feat. Gloria Groove)
3. DESCONTROLADA (feat. MC Carol)
4. CALMA AMIGA (feat. Anitta e DJ Ramemes)
5. BALINHA DE CORAÇÃO (feat. Anitta)
6. CADEADO
7. DERRETIDA
8. PENETRA (feat. O Kannalha)
9. APETITOSA (feat. MC Tchelinho e DJ Tonias)
10. CULPA DO CUPIDO
11. AFTER

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!