Sara Não Tem Nome
Crédito: Randolpho Lamonie

A cantora e compositora mineira Sara Não Tem Nome lançou há pouco o álbum A Situação.

O trabalho de estúdio apresenta 12 faixas e funciona como um disco retrato, compilando uma verve política nítida e direta ao ponto, fruto das impressões subjetivas da artista e de sua geração em um país governado pela gestão catastrófica do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em comunicado de imprensa, ela explica:

‘A Situação’ começou com a música ‘Déjà Vu’, que eu fiz na época do impeachment da Dilma e fala muito sobre como eu me senti nesse momento, com essa situação que passamos, de abrir um precedente de um retorno ao passado que não estava tão distante, um passado do Brasil de censura, autoritarismo e violência.

Para divulgar o material, a artista também disponibilizou uma videoarte de 1978 feita por Geraldo Anhaia Mello. Chamado “A Situação”, como o álbum, o registro é um plano-sequência no qual Geraldo bebe uma garrafa inteira de cachaça enquanto repete a frase “A situação social-política-econômica-cultural brasileira”.

Sara comentou a proposta e revelou que o vídeo dialogava com a sensação de desilusão que tomava conta dela:

Durante o vídeo, ele vai tomando a cachaça repetindo essas palavras até que ele fica completamente bêbado e alucinado. Eu quis trazer essa referência deste trabalho dele, pois eu estava me sentindo dessa maneira, em crise, desiludida, e temerosa. Daí, no decorrer desses anos, fui criando as outras músicas relacionadas aos eventos que aconteceram na sociedade brasileira.

A gente entende, né?

Sara Não Tem Nome divulga o disco A Situação

Para Sara, A Situação convida seus ouvintes a entenderem o que ela estava sentido e a esperarem por dias melhores:

Espero que as pessoas estejam abertas e dispostas a se sensibilizar com estas novas músicas e quem sabe trazer para suas próprias realidades essas histórias que estou contando no álbum. Desejo que eu tenha conseguido expressar o que vivi durante estes últimos anos da política brasileira. É a materialização de vivências coletivas que se transformaram num álbum.

Ouça A Situação a seguir e confira a videoarte logo depois.

LEIA TAMBÉM: Cultura Tres antecipa novo álbum com lyric video de “Proxy War”; confira

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!