O motivo da mudança de nome de David Bowie em 1966

Há quase exatos 57 anos, um dos maiores músicos de todos os tempos fazia sua estreia com o nome que seria conhecido para sempre. Nascido David Robert Jones em 1947, David Bowie adotou o icônico sobrenome em 1966, quando tinha 18 anos.

Desde os 15, o Camaleão do Rock sabia que queria ser uma estrela da música. Ainda na adolescência, se apresentando como Davie Jones, ele lançou alguns singles com bandas como Konrads, King Bees e Manish Boys.

Insatisfeito com o repertório majoritariamente de covers desses grupos, além da falta de pretensão dos integrantes, Davie Jones conseguiu seu primeiro contrato solo depois de se juntar à banda Lower Third, em 1966.

Só que, naquela época, o grupo americano The Monkees estava estourando no mundo todo, e o vocalista se chamava Davy Jones. Então, David Robert Jones pensou em adotar o nome Tom Jones, mas esse também já era usado por um cantor galês, dono do hit “It’s Not Unusual”.

De onde surgiu o nome David Bowie?

Segundo os biógrafos do Starman, o sobrenome Bowie foi inspirado no filme O Álamo (1960), em que Richard Widmark interpreta o soldado e comerciante de escravos americano Jim Bowie, que morreu na guerra do Texas contra o México no século XIX.

Jim Bowie também é o inventor da faca Bowie, um artefato com uma lâmina longa e larga usado para caça, mas que também era uma popular arma para brigas de rua na Londres dos anos 60.

Então, adotando o nome David Bowie, o músico lançou o single “Can’t Help Thinking About Me” com a Lower Third em 1966. No ano seguinte, ele lançou seu álbum de estreia como artista solo, homônimo. O disco foi caracterizado pela imprensa britânica como Pop Barroco, e não fez muito sucesso.

Nos próximos dois anos, Bowie passa a se interessar por mímica, começa a estudar artes cênicas e pensar em personagens para sua persona musical. Na sonoridade, ele incorpora o Folk Rock e o Rock Psicodélico.

Assim, em 1969, surge seu segundo álbum homônimo, só que dessa vez com o mega-hit “Space Oddity”, que levou o músico às paradas do Reino Unido pela primeira vez. E o resto é história!

Ouça “Can’t Help Thinking About Me”

Abaixo, você pode relembrar a primeira música que essa verdadeira lenda lançou com o nome David Bowie and the Lower Third, “Can’t Help Thinking About Me”.

LEIA TAMBÉM: Sete anos sem o Starman: filha de David Bowie compartilha lindo vídeo tocando teclado ao lado do pai

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!