Pete Townshend fala sobre Sex Pistols e The Clash
Imagens: Reprodução/Divulgação

Na metade dos anos 70, o Punk tomou de assalto o mundo da música, e bandas como Sex Pistols e The Clash influenciaram as gerações seguintes com sua rebeldia estética e política. Mas um músico da geração anterior também foi “chacoalhado” pelo movimento: Pete Townshend, guitarrista do The Who.

Em 1995, o músico deu uma entrevista emblemática à revista Time trazendo suas impressões e memórias sobre a entrada do Punk na cena musical britânica.

Quando Sex Pistols e The Clash lançaram seus primeiros álbuns, em 1977, o The Who já tinha lançado sete discos, incluindo os clássicos My Generation (1965), Tommy (1967) e Who’s Next (1971).

Segundo Townshend (via Rock and Roll Garage), o mundo precisava de uma banda revolucionária como os Beatles, e os Sex Pistols foram os primeiros a chegarem perto disso:

Na época, havia a necessidade de outra onda musical. Todo mundo queria que outra banda fizesse como os Beatles fizeram. Acontece que não foi uma única banda, e sim várias. Obviamente, o Sex Pistols foi a mais significativa delas porque foi a primeira, e porque Malcolm McLaren [empresário] organizava a anarquia deles. E também porque Paul Cook e Steve Jones são grandes músicos de Rock, e John Lydon é uma porra de uma estrela!

Pete Townshend compara The Clash a uma boyband

O guitarrista do The Who, no entanto, fez uma comparação curiosa de sua banda com o The Clash, dizendo que ambas se pareciam com uma boyband no início de carreira. Ele também exaltou a potência das letras Punk:

O The Clash era diferente porque era tipo uma boyband. Em certo sentido, parecido com o que o The Who era bem no início. Sabe, uma banda da galera, um pessoal que se reuniu e conseguiu juntar alguns seguidores. De qualquer forma, era tudo muito excitante, desafiador, e teve muita coisa ali que me fez sofrer musicalmente, porque eu abri as portas, quis que acontecesse, e depois percebi que quem estava na mira deles era eu.

Vale lembrar que, em 1982, The Who e The Clash se encontraram para um show histórico juntos no estádio de Wembley, em Londres. O espetáculo teve até transmissão em TV aberta, na BBC.

Confira abaixo, em inglês, a entrevista de Pete Townshend à revista Time na íntegra!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!