NAIEME
Crédito: divulgação

A cantora e compositora paraense NAIEME, antes conhecida no Norte do Brasil como Nanna Reis, lançou o visualizer da música “Yagô”.

O vídeo apresenta a artista como uma espécie de entidade das águas e mostra objetos  que representam as religiões no Brasil, como a vela.

Com produção de Paulo Dáfilin, o single marca uma nova fase de NAIEME que busca valorizar os elementos culturais que fizeram parte da sua vivência, que inclui sete anos como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz:

Eu sou uma cantora criada com a cultura popular, de rua, do Boi (bumbá), do folclore. A cultura da periferia faz parte da minha vivência, ao mesmo tempo que abraço outros gêneros por conta da minha formação musical acadêmica Tenho a sorte de viver tantas referências musicais, culturais, mas infelizmente muita gente olha para uma mulher do norte com traços indígenas e já a colocam numa caixa. Não vejo problema nenhum em cantar a nossa rica cultura amazônica, ela por si só já é grandiosa, mas vejo um sério problema quando tentam nos limitar. No Pará, temos muitas cantoras maravilhosas que não se enquadram em um rótulo, eu não me vejo apenas em um quadrado, eu sou uma cantora da música popular brasileira.

Confira o visualizer de “Yagô” ao final da matéria e ouça a música em todas as plataformas por aqui.

NAIEME e a nova fase da carreira

A cantora também falou sobre a alteração de seu nome artístico e a ancestralidade afro-indígena amazônica em sua arte, que abraça a diversidade das religiões brasileiras e a pluralidade cultural do nosso país:

Enquanto eu renegava meu nome, de certa forma renegava a mim mesma. Quando entendi isso, eu me encontrei como artista. De certa forma, Yagô reflete esse meu momento, de largar as amarras e não ter medo disso. É uma música alegre, de liberdade.

Aos 31 anos, a artista já prepara outros dois lançamentos para 2023. Fique ligado!

LEIA TAMBÉM: Bella e o Olmo da Bruxa explora a saudade e a ruína das expectativas em “Ventos do Norte (Terral)”; veja o clipe

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!