Kendrick Lamar Radiohead

O reinado de OK Computer, do Radiohead, foi longo e justo. Agora, é a vez de To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar, assumir o pódio do Rate Your Music, uma das maiores comunidades de amantes de música da internet.

A diferença na nota não chega a um décimo: o clássico moderno de Kendrick tem média de 4.34, enquanto o disco da banda inglesa soma 4.26 dos 5 pontos possíveis. Os números são resultado de mais de 2 mil resenhas e mais de 140 mil avaliações de usuários. Nada mal!

O Rate Your Music serve como banco de dados para aficionados por música. No site, é possível cadastrar sua coleção de discos, dar notas e cruzar referências de artistas, gravadoras e selos, gêneros e mais. Essa é a primeira vez que o topo da lista é alterado em mais de 9 anos.

Mas o Radiohead continua grande entre os usuários. A banda tem 2 dos 5 discos que mais pontuam na plataforma: OK Computer é o segundo colocado, seguido por Wish You Were Here, do Pink Floyd; In The Court of the Crimson King, do King Crimson; e, por fim, a banda aparece novamente com Kid A.

Kendrick Lamar e o histórico To Pimp a Butterfly

To Pimp a Butterfly é um disco sem precedentes – e não apenas na carreira de Kendrick Lamar.

Lançado em março de 2015 como o terceiro trabalho do artista, o álbum desconstrói o hip hop com um olhar plural para outros estilos que marcam a história da música afroamericana. Jazz, funk e soul também embalam as letras poéticas e cortantes sobre a cultura negra nos EUA, racismo, saúde mental e outros assuntos de peso.

Desde o início de sua trajetória, To Pimp a Butterfly foi reconhecido como a obra-prima de Lamar. Na semana de lançamento, estreou no primeiro lugar da Billboard 200 e no Reino Unido. Em 2016, o disco teve sete indicações ao Grammy, vencendo como Melhor Álbum de Rap.

Nos anos seguintes, TPAB seguiu recebendo elogios. Em 2018, inclusive, Kendrick Lamar se tornou o primeiro rapper a vencer o conceituado prêmio literário Pulitzer, um reconhecimento do seu talento lírico inegável.

Aliás, a importância de To Pimp a Butterfly não é meramente mercadológica. Em 2020, uma onda de protestos nos EUA motivados por crimes de racismo teve “Alright” como trilha sonora selecionada pelo movimento Black Lives Matter.

Tudo indica que o álbum continuará sendo lembrado, tanto por sua inventividade musical, como por seu papel social e cultural. Merecido!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!