Festival de Verão Salvador celebra a música brasileira com encontros históricos
Foto por Saulo Brandão / Divulgação

No último final de semana de Janeiro, Salvador recebeu encontros musicais históricos durante o retorno do Festival de Verão.

O evento, que foi forçado a fazer uma pausa de três anos por conta da pandemia, reuniu os mais diversos ritmos em dois palcos montados no Parque de Exposições da capital baiana.

O festival contou pela primeira vez com a direção artística de Zé Ricardo, renomado curador do Palco Sunset do Rock in Rio que foi essencial para renovar a força do evento, levando artistas veteranos e outros com menos tempo de carreira mas que atualmente são fenômenos da música.

O TMDQA! esteve no festival e te conta a seguir um resumo dos dois dias que contaram com a presença de nomes como Criolo, Gilberto Gil, Orochi, Margareth Menezes, Ney Matogrosso, Jão, Luísa Sonza, Ivete Sangalo, BaianaSystem e muito mais.

Sábado: do Trap de Filipe Ret ao Axé de Ivete Sangalo

O primeiro dia do Festival de Verão começou com o show do carioca Filipe Ret. Mesmo com um sol intenso, o artista atraiu o público para a frente do palco e apresentou seu repertório que passeia pelo Trap, Rap e Funk, tocando sucessos como “Vermelho Fogo”, “Corte Americano”, “Me Sinto Abençoado” e sua parceria com Anitta, “Tudo Nosso”.

Um dos momentos de destaque do seu show foi a participação do rapper Caio Lucas. Juntos, eles apresentaram as faixas “Good Vibe” e “Poesia Acústica 12 – Pra Sempre”, que contou com um forte coro do público. Movido pela energia dos fãs, Ret desceu duas vezes do palco para cantar pertinho de quem estava na grade e, no final da apresentação, jogou sua camiseta para a plateia.

Dando continuidade à celebração do Rap nacional, foi a vez de Orochi fazer sua estreia no evento e agitar o público com alguns sucessos e músicas do seu mais novo disco Vida Cara, lançado no início deste ano. Tornando a apresentação ainda mais especial, o carioca recebeu o rapper mineiro Djonga, que apresentou pela primeira vez ao vivo a faixa “Criminal” ao lado de Orochi e também incluiu no repertório seu poderoso hit “Olho de Tigre”.

Continua após o vídeo

Continua após a foto

Festival de Verão Salvador celebra a música brasileira com encontros históricos
Ney Matogrosso e Criolo | Foto por Saulo Brandão / Divulgação

Com um maior número de pessoas presentes no Parque de Exposições, Criolo subiu ao palco pedindo o fim do extermínio dos povos indígenas enquanto o telão exibia a frase “Yanomami Resiste”. O músico incluiu em seu repertório faixas mais recentes como “Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais” e “Yemanjá Chegou” e também clássicos como “Samba Sambei” e “Não Existe Amor em SP”.

Um tempo depois, o músico convidou ninguém menos que o lendário Ney Matogrosso para assumir o palco. O artista emocionou os fãs com seus maiores sucessos como “Bloco na Rua”, “Sangue Latino”, “Jardins da Babilônia” e “Homem com H”. Diferente do esperado pelo público, Criolo não fez um dueto com Ney, deixando todo o destaque para o veterano enquanto ele estava se apresentando.

Continua após o vídeo

Mais tarde, Margareth Menezes foi recebida no palco do Festival de Verão aos gritos de “ministra” e fez uma verdadeira celebração à cultura negra durante seu show, cantando hinos como “Swing da Cor”, “Uma História de Ifá Elegibô” e muito mais. Sua apresentação ainda contou com a presença de suas conterrâneas Majur e Larissa Luz, que cantaram algumas canções sozinhas e ao final do show se uniram a Margareth no clássico “Faraó”.

Continua após o vídeo

Em seguida, chegou o momento de um dos shows mais aguardados da noite: o encontro de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Amigos de longa data, os artistas baianos foram acompanhados pelo público do início ao fim ao apresentarem clássicos de suas carreiras como “Palco”, “Odara”, “Luz de Tieta”, “A Novidade” e muitos outros.

Além de interpretarem juntos a canção “São Salvador” de Dorival Caymmi, Gil e Caetano prepararam uma belíssima e emocionante homenagem à saudosa amiga Gal Costa. Com Caetano vestindo uma camisa com o nome da cantora, eles cantaram “Divino Maravilhoso”, uma das poucas composições feitas por eles e criada especialmente para Gal.

Continua após o vídeo

Para tirar o pé do chão

Ainda no sábado, Carlinhos Brown enalteceu o magnífico som da percussão da Bahia em seu show que contou com clássicos da Timbalada, grupo que ele criou há 30 anos, e através de suas canções fez reverência à ancestralidade negra.

O músico também preparou uma homenagem a Erasmo Carlos ao cantar junto com Duda Beat a canção “Mais Um na Multidão” e ainda celebrou o hit “Vumbora Amar” do Chiclete com Banana ao lado do ÀTTOOXXÁ. Por fim, Brown cedeu espaço de seu show para que Duda e o grupo baiano cantassem seus próprios sucessos, “Bichinho” e “Elas Gostam”, respectivamente.

Continua após a foto

Festival de Verão Salvador celebra a música brasileira com encontros históricos
Luedji Luna e Ivete Sangalo | Foto por Saulo Brandão / Divulgação

Ivete Sangalo, que participou de todas as edições do festival, transformou a noite de sábado em um verdadeiro Carnaval. A baiana reuniu seus maiores sucessos como “Pra Frente”, “O Mundo Vai”, “Sorte Grande”, “Abalou” e também apresentou alguns singles do seu mais novo EP Ao Vivo Chega Mais que já estão na boca do povo, como “Cria da Ivete” – que abriu e encerrou seu show – e também “Rua da Saudade” e “Batucada”.

Mais tarde, chegou o aguardado momento do encontro de Ivete com Luedji Luna. Inicialmente, a artista da nova geração da música baiana assumiu o palco cantando a belíssima “Acalanto” e depois entoou seu hit “Banho de Folhas” ao lado da veterana. Antes de deixar o palco, Luna cantou junto com Ivete uma versão da dançante lambada “Chorando Se Foi” e, em seguida, Ivete deu continuidade aos seus animados clássicos e ainda convocou Vanessa da Mata, que estava na plateia, para cantar a colaboração “Tudo Bateu”.

Continua após o vídeo

Encerrando a primeira noite do Festival de Verão, Ferrugem subiu ao palco para embalar o público com seus pagodes românticos e também com um compilado de sucessos do Charlie Brown Jr. em versão de samba. Seu convidado foi o icônico Xande de Pilares, que tocou as mais conhecidas pelo público e, junto com Ferrugem, fez uma incrível performance do sucesso “Só Depois”.

Domingo: do Pop de Luísa Sonza ao Swing de OlodumBaiana

O segundo dia do Festival de Verão também não deixou nada a desejar. Com um público maior do que o do dia anterior, a abertura mais uma vez foi comandada por um astro atual do Rap, Xamã.

O artista carioca começou seu show com uma sequência incrível incluindo “Deixa de Onda”, o clássico “Eu Só Quero Ser Feliz” e seu maior hit “Malvadão 3” — tudo isso enquanto era acompanhado por seus dançarinos.

Depois de tocar mais alguns sucessos, o rapper recebeu o trio Gilsons e juntos interpretaram a famosa “Várias Queixas” e o hino “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, onde ele incluiu uma rima improvisada. Antes de deixar o palco, Xamã fez uma cover sensacional de “Descobridor dos Sete Mares” de Tim Maia, mudando a letra antes do famoso refrão.

Continua após o vídeo

No belíssimo pôr do sol, quem assumiu o palco foi o querido Saulo Fernandes. Com todo seu alto astral, o músico que estava acompanhado pelo Orquestra Santo Antônio de Jesus entoou o clássico “Tudo Certo na Bahia”, da Banda Eva, e outras músicas como “Vú” e “Raiz de Todo Bem” antes de receber sua convidada, Marina Sena.

Juntos, eles homenagearam Gal Costa com uma cover de “Flor de Maracujá” e, ao final, Marina se declarou pela saudosa cantora. Animando o público, a dupla ainda interpretou o sucesso de Saulo, “Circulou”.

Continua após o vídeo

Em seguida, o Parque de Exposições foi tomado pelo Pop de Jão, que fez sua estreia no Festival de Verão. Com o incrível cenário de Polvo, que acompanhou alguns shows de sua turnê do ano passado, o músico incluiu no repertório músicas aclamadas pelos fãs como “Santo”, “Vou Morrer Sozinho”, “Me Beija com Raiva” e muitas outras.

Mais tarde, ele recebeu Pitty no palco para uma das parcerias de maior destaque do evento. Juntos, eles levaram o público à loucura cantando “Equalize” e “Na Sua Estante”; depois, Pitty interpretou sozinha seus sucessos “Máscara” e “Me Adora”. Ao final do show, a baiana voltou ao palco para cantar com Jão o hit “Idiota” e encerrar o interessantíssimo show.

Continua após o vídeo

Continua após a foto

Festival de Verão Salvador celebra a música brasileira com encontros históricos
Luísa Sonza e Alcione | Foto por Saulo Brandão / Divulgação

O momento Pop continuou com a poderosa performance de Luísa Sonza, que foi acompanhada por arranjos com elementos de Rock e apresentou no evento seus principais sucessos do disco DOCE 22, além do single “Hotel Caro”, parceria com Baco Exu do Blues, e o recente “MAMA.CITA (hasta la vista)”, com Xamã.

Porém, o show foi ainda mais aplaudido pelo público depois que Luísa chamou Alcione para o palco. Junto com a jovem, a sambista cantou alguns de seus maiores sucessos como “Faz Uma Loucura Por Mim” e “Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)” e ainda presenteou o público com “Meu Ébano”. À pedido dos fãs, deu até uma palinha de “A Loba”.

Ao final do seu show, Luísa foi apoiada em um segurança até o público para cantar “Modo Turbo” perto dos fãs.

Continua após o vídeo

O Axé voltou a tomar conta do festival com o show do baiano Bell Marques. O ex-líder do Chiclete com Banana foi o primeiro da programação a não ter um convidado, porém conseguiu transformar o evento num pré-Carnaval delicioso ao apresentar suas músicas que marcaram a principal festa de Salvador.

Continua após a foto

Festival de Verão Salvador celebra a música brasileira com encontros históricos
BaianaSystem e Olodum | Foto por Walter Abreu / Divulgação

O show seguinte foi um dos mais históricos da edição de 2023 do Festival de Verão. BaianaSystem e Olodum não seguiram o conceito de “convidado” e decidiram fazer uma apresentação única, revezando músicas de cada banda ao longo da apresentação. O resultado foi o melhor possível.

O público foi envolvido em uma experiência inédita entre as bandas em que a percussão se misturava com a guitarra baiana e os vocais foram divididos entre Russo Passapusso, Lucas di Fiori e Lazinho. Além da potente sonoridade que acompanhava os hits dos dois grupos, o show foi marcado pelas enormes rodas de bate-cabeça proporcionadas pelo público e incentivadas pelo líder do BaianaSystem.

Continua após o vídeo

Com o desafio de manter a energia do evento lá em cima, Léo Santana, que estava representando a única atração de pagodão baiano do line-up, fez o público se balançar com seus hits que também integram a programação do Carnaval de Salvador. O gigante também não contou com nenhum convidado em seu show e incluiu no repertório uma homenagem a Marília Mendonça ao tocar o single “Apaixonadinha”, gravada em parceria com a saudosa Rainha da Sofrência.

Continua após o vídeo

Ludmilla foi a responsável por encerrar o Festival de Verão Salvador 2023. A cantora mais uma vez mostrou toda a versatilidade de sua carreira e, já na madrugada desta segunda (30), agitou o público com seus maiores hits que vão do Funk ao Pop e passam também pelo pagode romântico.

O show contou com a participação especial de Glória Groove e, juntas, elas apresentaram seus sucessos do “Lud Sessions” que foram acompanhados por um forte coro dos fãs. Lud ainda cantou um trecho de seu novo single “Sou Má”, em parceria com as gêmeas Tasha e Tracie, que será lançado nesta quinta-feira, 2 de Fevereiro.

Continua após o vídeo

Festival de Verão Salvador terá edição em 2024

Deixando o público com um gostinho de quero mais, o festival já anunciou duas atrações que estão confirmadas em sua edição de 2024: IZA e Daniela Mercury.

Pouco depois de ser anunciada, Daniela se apresentou no palco de uma das ativações do festival no sábado (28). O mesmo local recebeu no domingo um pocket show do cantor Márcio Vitor, líder do grupo baiano Psirico.

Confira abaixo cinco momentos que com certeza ficaram na história do Festival de Verão 2023!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!