Gustavo Scarpa skate
Crédito: Reprodução YouTube

Na esteira de sua recente estreia na Premier League, principal campeonato de futebol da Inglaterra, o brasileiro Gustavo Scarpa começou a chamar atenção da mídia britânica para muito além das quatro linhas do campo.

Os hobbies já conhecidos do ex-meia do Palmeiras tornam-se notórios por não serem comuns nos vestiários dos clubes – como seu amor pelo skate, a postagem de críticas literárias no Instagram e, claro, a preferência pelo Rock and Roll até na hora de treinar.

Mal chegou ao Nottingham Forest, Scarpa já colocou os companheiros de time para tentarem solucionar um cubo mágico — o quebra-cabeças colorido que separa os garotos dos homens. Brennan Johnson, Morgan Gibbs-White e Renan Lodi estão entre os jogadores que tentaram (e ainda não conseguiram) resolver o desafio.

Mais que futebol

Além de ter a sua própria pista de skate, como parte de seu instituto social, Gustavo Scarpa se tornou um verdadeiro influenciador literário. Ele compartilha resenhas curtas em seu Instagram, com visões bem-humoradas dos livros. Sobre “A Metamorfose”, de Franz Kafka, escreveu: “Mlk inseto”; já sobre “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, resumiu: “traiu kkkkkkkkkkk”.

Em 2022, quando ainda atuava pelo Palmeiras, o atleta deu uma entrevista ao Globo Esporte onde comentou suas preferências musicais. Segundo ele, Red Hot Chili Peppers e Foo Fighters são algumas das poucas bandas que passam no crivo seletivo dos colegas de esporte, que costumam rejeitar músicas com riffs:

No vestiário, não dá. Na hora que bate o som da guitarra, os caras já ‘não, não, não, tira’. Eu só consigo colocar na academia, em treino. Mas aí quem chega antes coloca. Mas eu também não coloco uns rocks muito pesados. Já coloco uma música mais de boa. Mas eles aceitam bem quando toca um Foo Fighters, um Red Hot [Chili Peppers].

E ainda questionou aqueles que optam pelo “Pagode meloso”:

Como que eu vou treinar com essa música, mano? Eu querendo agachar com 50 quilos lá, fazendo treino de força…

Mas que fique claro: não se trata de rejeição a outros gêneros musicais. O próprio Scarpa cita, na mesma entrevista, nomes como Eminem e Cesar MC.

Tanto que, em 2021, Gustavo Scarpa virou notícia ao participar do The Noite, talk show de Danilo Gentilli. Na ocasião, tocou um improviso de blues com a banda da atração, o Ultraje A Rigor, que conta com o palmeirense declarado Marcos Kleine.

Gustavo Scarpa no Nottingham Forest

Gustavo acaba de chegar ao time inglês, como parte das transferências da janela de inverno. Em processo de adaptação, o atleta já chegou a ser titular no clube, onde é considerado uma arma secreta. Atualmente, o meia atacante soma cinco jogos e não marcou gols até o momento.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!