James Hetfield com o Metallica em Amsterdam, 2019
Foto de James Hetfield com o Metallica via Shutterstock

Na última sexta-feira (20), o Metallica surpreendeu muita gente quando lançou o single “Screaming Suicide”. Na faixa, que assim como o single anterior “Lux Æterna” remete bastante aos primeiros trabalhos da banda, o grupo liderado por James Hetfield abre o coração em uma de suas letras mais fortes e sinceras na história.

Na ocasião, o tema abordado foi a saúde mental, em uma canção que busca justamente quebrar tabus com assuntos pesados como o suicídio e a morte de forma geral. Não é algo exatamente novo na indústria, mas se torna bastante significativo quando vem de pessoas com o histórico do Metallica.

Como foi lembrado por muitas pessoas quando “Screaming Suicide” chegou às plataformas digitais, a banda não tem o melhor histórico nesse sentido. Pra quem não se lembra, contamos por aqui sobre como Hetfield e Lars Ulrich fizeram piada com a morte de Kurt Cobain poucos dias após o triste acontecimento — como muitos destacaram, entretanto, o quarteto parece ter aprendido muito nos últimos anos.

O desabafo de James Hetfield no Brasil

Um exemplo bem claro dessa mudança de pensamento se deu aqui mesmo no Brasil, quando o Metallica se apresentou em 2022. No último show da turnê em solo nacional, que aconteceu em Belo Horizonte, James Hetfield abriu o jogo e fez um discurso que emocionou muita gente.

  • Falando com a plateia, ele desabafou: Eu tenho que dizer a vocês que eu não estava me sentindo muito bem antes de vir para cá. [Eu estava] me sentindo um pouco inseguro, como se eu fosse um cara velho, [que] não pode mais tocar [guitarra] — toda essa merda que eu digo a mim mesmo na minha cabeça.
  • Se referindo aos companheiros de banda, acrescentou: Então eu conversei com esses caras, e eles me ajudaram — simples assim. Eles me deram um abraço e disseram: ‘Ei, se você está lutando no palco, nós o protegemos’. E eu te digo, isso significa o mundo para mim.
  • Estendendo a mão para a plateia, finalizou: E vendo vocês aí, eu… eu não estou sozinho. Eu não estou sozinho, e vocês também não.

Continua após o post

As falas realmente têm tudo a ver com “Screaming Suicide”, que é descrita por James como uma canção que tem a intenção de “abrir a comunicação sobre a escuridão que sentimos internamente”.

Ele volta a reforçar para todos os fãs que eles “não estão sozinhos” e diz o quanto é importante falar sobre estas questões, no que parece ser até mesmo uma autorreflexão com relação aos erros do passado.

É claro que eles não são apagados, mas toda medida de conscientização é válida e, como dissemos acima, ver metaleiros de quase 60 anos de idade cantando sobre a importância de cuidar da saúde mental e falar sobre os sentimentos é algo realmente especial.

A título de exemplo, veja alguns dos versos mais poderosos de “Screaming Suicide”:

  • Don’t ever speak my name / Remember you’re to blame / Keep me inside / My name is suicide (Nunca fale o meu nome / Lembre-se que a culpa é sua / Me mantenha aí dentro / Meu nome é suicídio)
  • Terrified in sleepless nights / Caught in spotlight dead to rights / Isolate and fight your mind / Telling you you’re left behind (Aterrorizado em noites sem dormir / Pego no flagra pelos holofotes / Se isole e lute com sua mente / Te dizendo que você foi deixado pra trás)
  • And now you speak my name / You’ve given back the blame / Keep me deep inside / Don’t you keep me inside / Screaming suicide (E agora você fala o meu nome / Você me devolveu a culpa / Me mantenha bem no fundo / Não me mantenha aí dentro / Gritando suicídio)

Importante demais! Abaixo, você pode conferir o clipe da nova música do Metallica, que estará no aguardado disco 72 Seasons, previsto para ser lançado em salas de cinema no mundo todo.

Metallica – “Screaming Suicide”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!