Ozzy Osbourne, Axl Rose e James Hetfield
Fotos via Shutterstock

Vários grandes nomes do Rock and Roll mundial como Ramones, Metallica, Guns N’ Roses e Motörhead, em algum momento de suas carreiras, resolveram lançar discos inteiros com versões de outras bandas.

Os discos de covers mostram, acima de tudo, as influências de vários desses nomes e para os fãs é sempre interessante ter a oportunidade de ver suas bandas favoritas explorando outros territórios dentro das discografias.

Vários desses projetos acabaram sendo bem-sucedidos e bem recebidos, com alguns deles até virando passos importantes nas carreiras das bandas.

Abaixo, listamos dez desses discos. Vale a pena você conhecer hoje mesmo!

1. Ramones – Acid Eaters (1993)

Há 31 anos os Ramones haviam lançado Mondo Bizarro, um dos discos mais bem-sucedidos da banda, que chegou a ganhar disco de ouro no Brasil, fato até então inédito na carreira dos americanos.

Um ano depois, em 1993, os reis do punk resolveram voltar às origens para homenagear as bandas que influenciaram Joey Ramone e companhia com o lançamento do disco de covers Acid Eaters.

Os Ramones trouxeram nomes como The Who, Rolling Stones, Jefferson Airplane, Creedence Clearwater Revival e Beach Boys para o seu modo característico de fazer música e lançaram um ótimo disco, aquele que seria o penúltimo das lendas do Punk Rock.

Você pode ouvir a cover de “Have You Ever Seen The Rain?” logo abaixo.

2. Metallica – Garage Inc. (1998)

Em 1998, após o lançamento dos polêmicos Load e Reload, o Metallica resolveu lançar um disco duplo que reunia covers já gravados pela banda e mais uma série de versões inéditas especialmente feitas para o álbum intitulado Garage Inc.

Entre as versões já tocadas pela banda e que haviam sido lançadas anteriormente, temos nomes como Motörhead, Misfits e Queen.

Já nas versões inéditas, temos versões de Black Sabbath, Mercyful Fate, Discharge e a espetacular cover de “Whiskey in the Jar“, canção tradicional que ganhou fama com o Thin Lizzy, que ganhou um dos clipes mais clássicos do anos 90 e levou o Grammy de Melhor Performance de Hard Rock no ano 2000.

3. Motörhead – Under Cöver (2017)

O disco póstumo do Motörhead foi lançado dois anos após a morte do vocalista e baixista Lemmy Kilmister e reuniu uma compilação de covers feitos pela banda ao longo da carreira.

O espetacular álbum reúne versões de nomes como Sex Pistols, Rolling Stones, Judas Priest, Ramones, Twisted Sister e a inédita versão de “Heroes” de David Bowie, que foi uma das últimas faixas gravadas por Lemmy, como contamos aqui no site!

Uma constatação óbvia: tudo na voz do Lemmy Kilmister ficava realmente incrível.

4. Guns N’ Roses – The Spaghetti Incident? (1993)

O Guns N’ Roses era um dos maiores nomes no planeta no início dos Anos 90 e, após os mega sucessos Use Your Illusion 1 e 2, a banda simplesmente apresentou (para surpresa de muitos) um disco de covers baseado em nomes do Punk dos anos 70 e 80.

A crítica não recebeu muito bem a empreitada e, claro, a queda nas vendas em relação aos trabalhos anteriores foi gigantesca. Ainda assim, o disco trouxe versões interessantes de bandas como The Damned, UK Subs, The New York Dolls, Sex Pistols e mais.

Além disso, o álbum teve como destaque a belíssima versão de “Since I Don’t Have You” da banda The Skyliners e como controvérsia máxima a versão de “Look At Your Game, Girl”, escrita por Charles Manson; na época, vale lembrar, Axl Rose afirmou que pensava se tratar de uma música dos Beach Boys.

5. Ozzy Osbourne – Under Cover (2005)

Com direito a Jerry Cantrell (Alice in Chains) nas guitarras, o Madman realizou um antigo desejo no seu nono trabalho de estúdio ao lançar um disco inteiro só de covers.

Um dos destaques ficou com a parceria com a filha Kelly Osbourne na faixa “Changes”, do próprio Black Sabbath, e pra completar o álbum Ozzy trouxe uma fina seleção de nomes como Beatles, John Lennon, King Crimson, Cream e Rolling Stones.

6. Rage Against The Machine – Renegades (2000)

Após implodir o planeta Terra com três discos espetaculares, o Rage Against The Machine lançou o seu quarto álbum apenas com versões de bandas que influenciaram Zack de La Rocha, Tom Morello, Brad Wilk e Tim Commeford.

A seleção é bem diversa e digna de aplausos, com covers de Afrika Bambaataa, MC5, Devo, Cypress Hill, Minor Threat, Bob Dylan, Bruce Springsteen, The Stooges e Rolling Stones.

7. Helloween – Metal Jukebox (1999)

Em seu nono disco, o influente grupo de power metal alemão fez uma inusitada seleção de covers de artistas como Beatles, ABBA, David Bowie, Faith No More, Jethro Tull, Cream e Scorpions.

O Helloween soube trazer todas as características do metal para as versões que ficaram bastante interessantes, resultando num ótimo disco para os amantes do estilo e também para os curiosos.

8. Arch Enemy – Covered in Blood (2019)

Ainda no mundo do metal, agora é a vez do Arch Enemy, banda sueca que trouxe as guitarras pesadas e vocais guturais para versões escolhidas para o disco de covers.

Ao juntar versões já lançadas e tocadas ao longo da carreira e outras feitas especialmente para o álbum, temos ótimas covers de Iron Maiden, Scorpions, Judas Priest, Europe e até Tears For Fears.

Outro destaque é que o disco traz ao longo das faixas as três vocalistas que já passaram pela banda: Alissa White-Gluz, Angela Gossow e Johan Liiva.

9. A Perfect Circle – eMotive (2004)

O experimentalismo do A Perfect Circle veio junto aos protestos políticos contra o então presidente americano George W. Bush e o encontro resultou na escolha das faixas do disco de versões eMotive, lançado pela banda liderada pelo vocalista Maynard James Keenan em 2004.

Dessa forma, o grupo selecionou clássicos anti-guerra e, por exemplo, desconstruiu e reconstruiu o clássico “Imagine”, de John Lennon, além de canções de Marvin Gaye, Joni Mitchell e Black Flag.

A versão do ex-Beatle chegou a ganhar um clipe pesadíssimo, com cenas que fazem com que o YouTube peça uma checagem de idade antes de exibir, inclusive.

10. Ratos de Porão – Feijoada Acidente? (1995)

Completamente genial com nome e sátira homenageando o já citado The Spaghetti Incident? do Guns N’ Roses, os Ratos de Porão lançaram o disco duplo de covers Feijoada Acidente? reunindo uma extensa seleção de incríveis versões de bandas punk de todo o planeta.

No disco nacional, temos homenagens a Olho Seco, Garotos Podres, Inocentes e mais.

Já no disco internacional, temos versões de GBH, Circle Jerks, Minor Threat, Black Flag e Dead Kennedys, todas bandas que também influenciaram o som dos Ratos de Porão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!