Karen Jonz e Cansei de Ser Sexy
Foto por Rachel Denti

Por Cauê Paciornik

Após um ano de 2022 repleto de conquistas e com o debut do álbum Papel de Carta, que figurou entre os 50 melhores discos brasileiros de 2022 na lista do TMDQA!, a cantora, compositora e campeã mundial de skate Karen Jonz começa 2023 com uma super novidade: o lançamento da faixa e do clipe “Coocoocrazy” pela BMG em parceria com a banda Cansei de Ser Sexy.

Abaixo, você confere um papo de Karen com o TMDQA! sobre essa novidade incrível. Ao final da matéria, veja o clipe de “Coocoocrazy” e ouça a música na playlist TMDQA! Alternativo.

TMDQA! Entrevista Karen Jonz

TMDQA!: A faixa é uma produção em parceria com a banda Cansei de Ser Sexy, que tá fazendo 20 anos agora em 2023. Como foi o processo pra criar essa música e como foi pra você trabalhar com elas? Cansei de Ser Sexy é muito nostálgico pra galera que cresceu nos anos 2000.

Karen Jonz: Bom, primeiro que eu sou muito fã do Cansei e pra mim é tipo um sonho realizado trabalhar com as minhas ídolas.

A Luísa [Matsushita, mais conhecida como Lovefoxxx] é uma gênia, uma pessoa incrível como artista, como humana. Ela é uma humaninha muito especial. E o que eu fiquei mais feliz de tudo foi que a gente não se conhecia pessoalmente e a gente se deu muito bem, ficamos muito amigas, nos divertimos demais e isso até reflete no clima da faixa, que foi pra um lado bem metaleiro mas muito divertido. Eu me sinto uma 5ª integrante do Cansei e, se eles fossem fazer um comeback efetivamente, de voltar, eu ia me candidatar pra fazer parte da banda porque eu amo muito elas e foi tudo pra mim fazer esse feat.

E, pensando estrategicamente pra minha carreira, é uma banda que se aproxima muito do que eu acho massa, do trabalho que elas fizeram nos anos 2000. Elas foram realmente longe, com sucesso internacional e era uma banda de minas, tem o Adriano ali, mas a maioria era mina e a cena do indie rock e do indie alternativo tem muito a ver com esse meu projeto, então é o feat dos sonhos pra mim.

TMDQA!: Falando em nostalgia, a referência estética do clipe é “nostálgico com viagem no tempo”, tendo sido filmado em Super 8 na cidade de Los Angeles e em diferentes locações, com a direção da Camila Cornelsen e styling assinado por Ana Wainer. Qual foi a inspiração de vocês pra essa gravação?

Karen: Sim, o clipe foi dirigido pela Caca Cornelsen e tem o styling da Ana Wainer, produção do Thales que é namorado da Camila, que é um queridinho também.

Foi muito legal gravar com eles. Eu acho que a Caca é a pessoa mais fofa do audiovisual, tipo, ela nunca se altera, ela consegue resolver todas as coisas, ela é muito agilizada e talentosa, não é à toa que ela conseguiu chegar tão longe. Acho que a personalidade dela é uma raridade no mercado. A Ana também é uma stylist que tá comigo faz algum tempo e foi muito legal ter a oportunidade de fazer em Los Angeles, porque a gente conseguiu produzir algumas marcas de look pro clipe. Por exemplo, tem uma cena ali que eu tô com um tênis da Lanvin [risos], que apesar de não parecer é um tênis de grife. É nas cenas que eu tô no carro — mal dá pra ver, mas a gente sabe e imprime de outra maneira também no final das contas.

A gente gravou em Super 8 pra ter esse clima de nostalgia. Tem algumas cenas que a gente gravou aqui em São Paulo que foram no digital pra dar esse contraste da viagem no tempo, e também por questões de roteiro. A gente precisava de um recurso pra ter a Luísa representada, porque ela não foi para Los Angeles. Então a gente pensou nessa história da versão criança dela e depois, em SP, gravamos essas cenas com ela.

Eu acho que por si só a Super 8 já deixa tudo muito bonito, né? E lá a gente conseguiu aproveitar as locações de LA. Tudo é muito gigantesco, tudo muito pronto. Então a gente não teve muito trabalho nesse ponto de locação e styling. A gente já estava com o roteiro bem fechadinho, bem amarrado, então nós só chegamos lá e gravamos e eu fiquei muito feliz com o resultado, acho que ficou muito legal e a inspiração foi essa, viagem no tempo e nostalgia, até pelo Cansei ser essa banda que está completando 20 anos e fez parte da adolescência de muitas pessoas, assim como eu fiz também. Tem muita gente que me conhece de quando eu fui campeã mundial, de quando eu comecei a andar de skate… a gente achou que tinha esse clima.

É muito massa ter feito parte da adolescência de várias pessoas e o Cansei também, então a gente usou isso como um ponto em comum que eu tinha com a banda e acabou amarrando muito bem com a história. Usamos um pouco de magia, tem os jutsus, aqueles movimentos com as mãos e também tem uma surpresa no clipe que vocês vão saber só assistindo. E tem uma pessoinha muito especial aparecendo que eu não posso falar quem é!

TMDQA!: No ano passado, Papel de Carta entrou na nossa lista dos 50 melhores discos de 2022. Você também teve sua estreia nos palcos, show no Rock in Rio e já tá começando o ano com um lançamento e parceria. A gente gostaria de saber o que esperar de mais novidades da Karen nesse ano! Tem mais parcerias nos próximos meses? Quando a galera consegue te assistir ao vivo?

Karen Jonz: Com certeza não para por aqui. Eu já tô com a minha agenda e o planejamento pensadinhos pra esse ano e posso adiantar que vai ter muito mais lançamento que no ano passado. Vai ter muito mais dessa parte audiovisual, já que ano passado eu lancei o disco e acabei não fazendo clipe, fiz o show mais pro final do ano.

Pra esse ano a gente tá planejando os clipes, mais lançamentos… agora em Janeiro a gente tá lançando o “Coocoocrazy”, e eu já tô pensando no 2º semestre do ano que vem, já tô com outras composições mixando… eu praticamente moro no estúdio, né? [risos]. Já tô no estúdio, fazendo música nova… não vou dar muito spoiler não, mas tem música nova. Eu quero dar uma continuidade mais forte porque no ano passado eu senti que ficou faltando um pouco, até por ser esse começo e eu estar estruturando tudo, teve todo o lance de eu não ter um show pronto ainda…

Então eu fiquei muito tempo montando show, ensaiando, eu tive que dar atenção só pra isso. Eu tive que ficar meses montando e me dedicando a ensaiar, e agora é mais sair e tocar.

TMDQA!: Karen, muito massa ter você por aqui! A gente segue te acompanhando e estamos ansiosos já pelas próximas novidades! Até a próxima!

Karen Jonz: Quero falar que eu fiquei muito feliz que o Papel de Carta entrou na lista dos Melhores Discos de 2022, muito feliz mesmo. Espero estar sempre nessa lista aí e nos próximos meses a galera vai conseguir me assistir ao vivo. Ainda não divulgamos os shows, mas vai rolar com certeza e aí eu aviso vocês!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!