Rick Rubin
Reprodução/YouTube

Um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, Rick Rubin acaba de lançar um livro detalhando o seu processo criativo. Como parte da divulgação, ele deu uma entrevista reveladora e viralizou por um discurso pra lá de sincerão.

No último 60 Minutes, um dos principais programas de entrevista da TV americana, o produtor que tem no currículo alguns dos melhores discos de System of a Down, Red Hot Chili Peppers e tantas outras bandas disse que quase não toca instrumentos, não sabe operar uma mesa de som e não entende nada de teoria musical.

O jornalista, em tom de brincadeira, pergunta então como ele ganha dinheiro fazendo isso, e a resposta é genial:

Eu sei o que eu gosto e o que não gosto. E eu sou decidido quanto a isso. Sou pago pela confiança que tenho no meu gosto, e a habilidade que tenho de expressar isso já se provou útil para artistas.

Difícil dizer que não está funcionando, né? Você pode assistir a esse momento no TikTok clicando aqui, e neste link há outro trecho em que Rick Rubin fala sobre como trabalhar com música é algo “espiritual e mágico”.

Rick Rubin falou sobre relação com Johnny Cash em novo livro

Publicado em 10 de janeiro, o livro de Rubin se chama The Creative Act: A Way Of Being e tem alguns capítulos dedicados à amizade com o lendário Johnny Cash.

Entre 1994 e 2002, eles lançaram quatro álbuns que ficaram conhecidos como a série American e recuperaram o prestígio do Homem de Preto com regravações lindíssimas.

Outro grande momento da entrevista de Rick Rubin ao 60 Minutes é justamente quando ele relembra a sua relação com Cash. Rubin diz que o cantor era tímido, mas muito culto, e contou a história de como eles se conheceram:

Quando construí uma reputação com aristas jovens, pensei ‘quem é o melhor artista adulto que eu posso pensar, que não tem feito seu melhor trabalho?’. E o primeiro que me veio na cabeça foi Johnny Cash. Nessa época, ele estava tocando em teatros e eu fui assistir. Parecia que o mundo tinha passado ele para trás, e ele também acreditava nisso. Eu pedi para que ele viesse na minha casa e me mostrasse suas músicas preferidas ao longo da vida [de outros artistas], para ter uma compreensão de quem ele era musicalmente e sentimentalmente.

Assista abaixo ao corte da entrevista em que ele fala sobre sobre Johnny Cash e compartilha suas memórias ao lado do cantor no final de sua vida, incluindo o hábito que eles tinham de comungar juntos todos os dias.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!