Play de Ouro
Divulgação

Com o avanço das plataformas digitais, a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) entendeu que chegou o momento de atualizar seu antigo “Disco de Ouro”, certificação distribuída a selos e artistas associados à entidade de acordo com o número de vendas de discos físicos.

Sendo assim, a ABMI anunciou o lançamento do Play de Ouro, primeira certificação brasileira para artistas independentes a partir dos números nas plataformas digitais.

Segundo a associação, são elegíveis ao novo certificado álbuns e singles lançados em plataformas de streaming de áudio e vídeo. O número de downloads ou de reproduções vão definir em quais das cinco categorias diferentes o artista irá se encaixar, sendo elas: prata, ouro, platina, safira e diamante.

Play de Ouro

De acordo com Carlos Mills, presidente da ABMI, esse novo documento é uma necessidade antiga dos produtores e com ele “será possível ter uma padronização dos critérios de reconhecimento artístico e comercial dos independentes no digital”. Em um comunicado à imprensa, ele acrescentou:

Existe uma quantidade enorme de artistas de nicho que alcançam números expressivos nas plataformas digitais e que passam desapercebidos do chamado grande público. Por outro lado, existem também grandes artistas muito populares que as pessoas não sabem que são artistas independentes. Esperamos, com o Play de Ouro, ajudar a trazer à luz tais informações.

O lançamento oficial do Play de Ouro será realizado na décima edição do Rio Music Market, evento virtual que reúne profissionais da música em palestras, debates, painéis e oportunidades de negócios.

Este ano, o evento acontece entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro. A festa de encerramento presencial será realizada no dia 3, no Teatro B32, em São Paulo, e contará com a entrega dos certificados a artistas convidados. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!