Lisa Marie Presley e o filho Benjamin Keough
Reprodução/Instagram

Como já te contamos por aqui, Lisa Marie Presley faleceu nesta quinta-feira (12) aos 54 anos de idade após um ataque cardíaco que pegou muita gente de surpresa.

A filha única de Elvis Presley deixou, além de sua mãe Priscilla, três filhas: Riley Keough, famosa atriz com participações em filmes como Mad Max: Estrada da Fúria, e as gêmeas Harper e Finley Lockwood.

No entanto, como muitos sabem, Lisa Marie também foi mãe de Benjamin Keough, que nos deixou cedo demais em 2020 quando tirou a própria vida. O assunto voltou à tona por conta do último post feito por Lisa em vida, quando ela aproveitou o Dia Nacional de Conscientização sobre o Luto para escrever sobre o tema.

Em uma matéria publicada na revista People, Presley deu uma verdadeira aula sobre o que é lidar com o luto de uma perda tão grande assim:

A morte é parte da vida quer a gente queira ou não — e o luto funciona da mesma forma. Há tanto a aprender e entender sobre o assunto, mas aqui está o que eu já sei até agora: Em primeiro lugar é que o luto não acaba ou vai embora de qualquer forma, um ano ou anos após a perda. O luto é algo que você vai carregar consigo pelo resto da sua vida, independentemente do que certas pessoas ou culturas queiram que a gente acredite. Você não ‘supera’, você não ‘segue em frente’, ponto final.

Em segundo lugar, o luto é incrivelmente solitário. Apesar das pessoas surgirem no calor do momento para estar ali para você logo depois da perda acontecer, elas logo desaparecem e seguem com suas próprias vidas e meio que esperam que você faça o mesmo, especialmente depois que algum tempo se passou. Isso inclui ‘família’ também. Se você for incrivelmente sortudo, menos de uma mão cheia vão continuar em contato com você depois do primeiro mês ou coisa do tipo. Infelizmente, essa é a verdade dolorosa para a maioria. Então, se você sabe de alguém que perdeu um ente querido, independentemente de quanto tempo se passou, por favor ligue para essa pessoa para ver como ela está. Vá visitá-la. Elas irão apreciar isso de verdade mesmo, mais do que você imagina…

Em terceiro lugar, e em particular se a perda for prematura, não natural ou trágica, você vai se transformar em uma pária, de certa forma. Você pode se sentir estigmatizada e talvez julgada de alguma forma no sentido de por que essa perda trágica aconteceu. Isso se torna um milhão de vezes mais forte se você for pai ou mãe de um filho que faleceu. Não importa qual a idade dele. Não importam as circunstâncias.

Ressaltando ainda que “nada, absolutamente nada” tira a dor de ter perdido seu filho, que teve uma longa batalha com o vício em substâncias e passou anos entrando e saindo de clínicas de reabilitação, Lisa Marie também revelou que se culpava pelo falecimento de Benjamin:

Eu já batalho com isso e luto internamente incansavelmente e de maneira crônica, me culpando todo santo dia e isso é difícil o suficiente para agora conviver com isso, mas os outros vão te julgar e culpar também, até secretamente ou pelas suas costas, o que é ainda mais cruel e doloroso além de todo o resto.

Lisa Marie Presley fez desabafo sobre a morte do filho antes de falecer

Em outro trecho da publicação, Presley também comparou Benjamin com o avô, Elvis, e explicou que isso lhe fazia se sentir ainda mais preocupada com o futuro do garoto, que ela descreveu como “o ser humano mais doce e incrível” que já conheceu:

Obviamente, nenhum pai ou mãe escolhe esse caminho, e felizmente nem todos os pais vão ter que se tornar uma vítima disso — e eu quero mesmo dizer VÍTIMA aqui. Eu costumava odiar essa palavra. Agora eu sei o motivo. Eu lidei com a morte, o luto e a perda desde os 9 anos de idade. Eu tive mais disso do que qualquer um deveria ter na minha vida e, de alguma forma, eu cheguei até aqui. Mas essa, a morte do meu belo, belo filho? O ser humano mais doce e incrível que eu já tive o privilégio de conhecer, que fazia com que eu me sentisse honrada todo santo dia por ser sua mãe? Que era tão parecido com seu avô de tantas formas diferentes que ele na verdade me assustava? O que fez eu me preocupar com ele ainda mais do que eu naturalmente teria me preocupado? Não. Apenas não… não, não, não, não…

Incluindo também suas filhas como pessoas que estão lidando com esse luto diariamente, Lisa Marie deixou claro que sua intenção com a mensagem era fazer com que as pessoas se sentissem incentivadas a procurar amigos e familiares que tiveram grandes perdas para perguntar a eles como estão, além de oferecer um espaço para falar sobre a pessoa que foi perdida.

Postagem recebeu elogios de outras famosas

A postagem de Lisa Marie Presley, aliás, parece ter ressoado muito com outras famosas que perderam entes queridos. Além de sua filha, Riley Keough, que comentou diversos corações no post, nomes como Linda Ramone, viúva de Johnny Ramone, também deixaram mensagens de apoio.

Vicky Cornell, viúva de Chris Cornell, foi uma que deixou um recado emocionante na postagem feita no dia 30 de Agosto:

Amei isso tanto. Você é tão forte e tão corajosa e tão cheia de amor. Obrigada por compartilhar — é tão sincero — eu não consigo imaginar a dor de perder um filho… Tudo que você escreve me acerta em cheio — para aquelas de nós que lidaram com perdas trágicas e uma dor que qualquer pessoa só conhece quando tem que aguentar o inaguentável — aquelas de nós que vivem com o luto agradecem por saber que não estamos sozinhas. Nossas experiências não são únicas. Lembre que a sua não é também — mandando muito amor para você e sua bela família.

Como te falamos por aqui, o ex-marido de Lisa, Nicolas Cage, relembrou essa triste perda ao falar sobre a morte da cantora e compositora, e declarou sua esperança de que ela esteja reunida com o filho neste momento. Por aqui, claro, temos o mesmo desejo.

Você pode ver a publicação de Lisa Marie Presley abaixo e ler o texto completo na People clicando aqui.

Se você passa por problemas de saúde mental e gostaria de procurar algum tipo de ajuda, conheça o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

O número de telefone para entrar em contato com eles é 188. Você pode conferir a lista de estados disponíveis clicando aqui.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lisa Marie Presley (@lisampresley)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!