Músico se pronuncia após discussão com Ricardo Confessori:
Foto por Barbara Matos / Reprodução / Instagram

A semana de Ricardo Confessori não está sendo das melhores.

O baterista fez recentemente uma publicação questionando o atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, depois que ele se pronunciou sobre os atos terroristas dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro contra as instalações dos três poderes da nação, ocorridos no último domingo (8) em Brasília.

Na postagem que já foi deletada, Confessori citou Lula como “presidente fake” e o acusou de proferir mentiras. A publicação gerou discordâncias nos comentários, incluindo uma resposta de nível muito baixo do músico para o médico veterinário e ex-baixista da banda Emphuria, Mateus Ferreira. Em um trecho de sua resposta, Ricardo declarou:

Você não passa de um boiólogo [sic] que reprovou em medica [sic]. Nível fraco. Volta aqui quando for médico pelo menos. Homem de esquerda é piada pronta. Sai do polo feminino. […] Feministo não binário, se enxerga, olha sua cara de otário.

Músico se manifesta após discussão com Ricardo Confessori

Nesta quarta-feira (11), Mateus compartilhou em sua conta do Instagram um vídeo abordando as medidas que pretende tomar após as ofensas proferidas por Ricardo. Em um texto que acompanha a publicação, ele disse:

Ricardo Confessori, nossa conversa ainda não terminou!

Resolvi me manifestar a respeito do ocorrido. Infelizmente estamos experienciando um momento grotesco em nossa história político democrata, onde não se [sabe] mais a diferença entre certo e errado, liberdade de expressão ou incitação ao ódio, não sabemos mais o que esperar de uma determinado público que com certa segurança no absurdo, dissemina informações falsas, errôneas e criminosas.

Eu, juntamente com minha banda de coração @emphuria resolvendo NÃO NOS CALAR, e vamos levar até o fim para que situações como essa não voltem a se repetir.

Ricardo Confessori, agora ex-integrante da banda Shaman, extrapolou os limites do bom senso e da educação, aferindo duras críticas à minha condição sexual, profissional e moral, será acionado judicialmente e terá que se retratar por todas as tolices ditas e que podem ser conferidas neste post.

FASCISTAS, HOMOFÓBICOS, RADICAIS NÃO PASSARÃO, NÃO POR AQUI E NÃO ENQUANTO EU ESTIVER VIVO.

ricardoconfessori (não pode ser marcado, covarde!)

@shamanofficial (lamento o término, mas às vezes vínculos devem ser quebrados para que possamos crescer)

@angra (sempre que ouvir os trabalhos que esse indivíduo participou vou lembrar dessa triste ocorrência, mas continuo amando a arte que vocês criaram).

E que a justiça seja feita.

Importante destacar que a homofobia é crime no Brasil desde 2019, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal. Foi registrado que o ato, assim como a transfobia, se encaixa nas mesmas diretrizes das leis que punem o racismo na sociedade brasileira.

A pena varia de 1 a 3 anos de reclusão, podendo chegar a 5 se houver divulgação em meios de comunicação ou redes sociais.

Fim do Shaman

As declarações de Ricardo Confessori sobre os ataques terroristas em Brasília não resultaram apenas no desintendimento com os internautas. Sua posição também foi um dos motivos para que a icônica banda Shaman anunciasse o encerramento de suas ativides.

Como te falamos nesta quarta-feira (11), o anúncio do fim da banda foi compartilhado pelo guitarrista Hugo Mariutti pouco depois de seu irmão e fundador do grupo Luis Mariutti revelar que estava deixando a banda por conta de divergências com os posicionamentos de Confessori. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!