Shaman
Crédito: Priscila Tessarini

Para a tristeza de muitos fãs, a banda brasileira de Metal Shaman está encerrando suas atividades.

O anúncio foi feito pelo guitarrista Hugo Mariutti nesta terça-feira (10) através de um breve comunicado em sua conta do Instagram. A mensagem diz:

O Shaman está encerrando as atividades. Compromissos serão mantidos mas infelizmente os ciclos acabam. Agradeço a todos os fãs pelo carinho!

Pouco antes da publicação de Hugo, seu irmão Luis Mariutti, que é baixista e fundador do grupo, anunciou sua saída do Shaman e explicou alguns motivos que o fizeram tomar essa decisão.

Em um vídeo, o músico declarou (transcrito pelo Whiplash):

Hoje eu venho aqui para dar uma notícia. Ela pode ser uma notícia ruim pra vocês, pra alguns de vocês, mas eu acho que a vida vai ensinando a gente a ultrapassar os obstáculos e a pensar cada vez com discernimento. Na minha vida passei por muitas coisas já, como eu contei no meu livro, como todos vocês sabem, períodos de depressão. Ano passado eu passei por três cirurgias (…). Então, chegou um momento que eu tenho que pensar em mim, no Luis.

Em seguida, o baixista citou que divergências com os posicionamentos do baterista Ricardo Confessori foram cruciais para sua decisão. Ele explicou:

O episódio de hoje do Ricardo, serviu para me alertar pra muita coisa. Foram coisas muito sérias ali, faladas, coisas que hoje em dia não cabem mais, né? A gente, com nossa família, com nossos filhos, são coisas que a gente não prega, pelo contrário, a gente sempre tá ali fiscalizando pra ver se as coisas realmente mudam. Então, esse episódio me fez ver que eu estou hoje em dia me sentindo muito fora do Shaman.

Então, pensando em mim, pensando na minha saúde, na minha saúde mental, na saúde da minha família, eu resolvi deixar o Shaman. Eu acho que vai ser uma atitude que muitos podem se entristecer, e é claro que a gente também se entristece, porque foi uma vida. Eu me orgulho muito do que eu fiz no Shaman (…). Tudo tem o seu ciclo e eu preciso pensar em mim, na minha família, na minha saúde mental e até na saúde mental dos outros, porque eu acho que quando você está num ambiente convivendo com muitas pessoas, você tem que estar bem e hoje em dia eu não me sinto bem. Então, eu estou tomando essa decisão, não sei qual vai ser a decisão da banda, mas eu estou tomando a decisão de deixar a banda. Nesse momento, eu vou deixar a banda para cuidar das minhas coisas.

Apesar de Hugo não ter falado diretamente sobre o episódio, Ricardo fez algumas publicações e comentários sobre os atos terroristas realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo (8).

Pessoas que acompanharam as discussões disseram que ele teria dito que era “hipocrisia” da esquerda criticar os atos de vandalismo e teria dado a entender que estava apoiando a invasão a Brasília.

Shaman

A banda foi formada em 2000 pelos ex-membros do Angra, Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Pouco depois, o guitarrista Hugo Mariutti se junto ao grupo e completou a formação que ficou em atividade até 2006.

Em 2019, o Shaman se reunião para uma turnê com sua formação original, mas teve suas apresentações interrompidas em 8 de Junho de 2019 após o falecimento do lendário e saudoso Andre Matos.

O Shaman lançou cinco álbuns de estúdio ao longo de sua carreira, foram eles: Ritual (2002), Reason (2005), Immortal (2007), Origins (2010) e o mais recente Rescue (2022).

Confira abaixo o anúncio feito por Hugo e em seguida o vídeo compartilhado por Luis Mariutti, bem como um vídeo publicado nas últimas horas por Ricardo Confessori.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!