Rafael Bittencourt, do Angra
Foto por Julio Mendoza

Guitarrista do AngraRafael Bittencourt teve um dos posts mais emocionantes dos últimos dias ao falar sobre os ataques terroristas que tomaram conta de Brasília no dia 8 de Janeiro.

Em tom de desabafo, o músico se mostrou revoltado com os atos golpistas mas, ao mesmo tempo, tentou trazer uma visão de esperança para o país, destacando que o Brasil é “muito melhor do que isso” e definindo os responsáveis pela depredação como “poucos idiotas”.

Ele escreveu no Instagram:

Estava pensando no que dizer sobre os atos ocorridos no último domingo e continuo procurando palavras. Só de pensar no ocorrido, a angústia me embrulha o estômago e as palavras param na minha garganta. Repúdio, desprezo, desânimo, inconformismo, vontade de chorar por um povo que parece perdido. O Brasil é muito melhor do que isso que esses poucos idiotas praticaram ontem. Um atentado à democracia que só traz desordem e regresso à nação representada na bandeira que vestem. Choro pelo quadro do Di Cavalcanti vandalizado pela ignorância e violência de gente que confunde sua própria identidade, história e cultura.

Ressaltando também a importância de que o próprio país volte a se respeitar para que seja respeitado internacionalmente, Rafael finalizou:

Rezo para que esse povo encontre lucidez e respeito à democracia para que o Brasil possa voltar a ser respeitado no âmbito internacional.

Foi um dia difícil, de luto. Mas persevera minha esperança que o bom-senso será a bússola que guiará a maioria dos brasileiros, na reconstrução dos alicerces de um país onde as diferenças são respeitadas.

Nos comentários, o guitarrista foi bastante elogiado por pessoas que agradeceram pelo fato dele não ter tido medo de se posicionar e possivelmente perder seguidores, ainda mais considerando que o cenário do Metal no Brasil tem se isentado das discussões políticas em boa parte dos casos.

Você pode ver a postagem em questão ao final da matéria.

Músicos se posicionam sobre ataques terroristas em Brasília

Além de Rafael Bittencourt, outros músicos se posicionaram sobre os ataques terroristas. Emicida, por exemplo, fez críticas à ação da polícia durante os atos, enquanto Marcelo D2 apontou a ligação do clã Bolsonaro com o vandalismo e pediu a responsabilização da “familícia”.

Por outro lado, o guitarrista Marcão, do Charlie Brown Jr, teve que se explicar em um longo posicionamento por ter feito um post que, inicialmente, deu a entender que ele estaria apoiando a tentativa de golpe. Leia mais por aqui.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rafael Bittencourt (@rbittencourton)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!