Blizterin' Sun
Foto: Divulgação

Muitas experimentações, vocais melódicos, bateria pesada e riffs que mais parecem “colar” uns nos outros. Essa é a nova fase do duo mineiro Blizterin’ Sun, que está lançando seu novo EP: Collective.Suicide.

Formada por Anna Luísa Moraes (guitarra e voz) e Rafael Guedes (bateria), o projeto nasceu em 2019, em uma garagem empoeirada de Juiz de Fora/MG. A banda não perdeu tempo e logo iniciou uma série de apresentações enérgicas e objetivas, despontando na cena local e ganhando palcos de grandes capitais. É essa explosão do ao vivo que a Blizterin’ Sun buscou levar para o disco, comenta Anna:

[…] Nós não fazemos músicas com metrônomo, queremos trazer o máximo do ao vivo possível, porque é quando estamos tocando pras pessoas e conseguimos ver qual o sentimento a música realmente tem e o que ela desperta nos outros. Então por conta disso, ele incomoda. Ele me incomoda. Mas eu gosto de ser incomodada, gosto de ficar desconfortável, porque acho que ele é o começo de muitas ideias que virão, ele foi meio que a base do caos [risos].

Collective.Suicide conta com 5 faixas — incluindo os singles “Nameless.Song” e “Balcony” — e, segundo a vocalista, faz críticas à “onda de sermos escravos das mídias sociais“. Rafael revela que as composições foram totalmente pensadas para execução ao vivo em duo, trazendo riffs mais simples e pesados e o baixo sendo oitavado com a guitarra, e para isso a Blizterin’ Sun contou com grande ajuda:

[…] Temos como um ‘terceiro integrante’ o produtor musical André Medeiros que com toda a sua percepção e experiência soube entender exatamente o que queríamos e traduziu com muito bom gosto tudo o que gostaríamos de passar com esse trabalho tanto sentimentalmente quanto musicalmente.

Ouça abaixo!

Canto Cego & Marcão Baixada

Canto Cego e Marcão Baixada
Imagem: Divulgação

Canto Cego e Marcão Baixada se juntaram para um single que ironiza a atual situação das classes conservadoras brasileiras. Estamos falando de “Bate Panela“, que chegou acompanhada por um videoclipe e já se encontra nas principais plataformas digitais.

No refrão “quem bate panela tem nojin de lavá-la“, o grupo expressa gradativamente seus sentimentos embalados por uma sonoridade que transita entre o grunge, o hardcore e o hip hop. Com um debochado trecho especial inspirado em Manoel Carlos, a banda canta “aceita que dói menos” seguido de coros e gritos de revolta.

A produção audiovisual vem banhada em humor sarcástico e abusa de memes das redes sociais, reforçando a conexão da letra com o contexto político de eleições vivido atualmente no Brasil. Entre a paz interior e o descarrego, “Bate Panela” não pisa em ovos e carrega críticas ilustradas pelo contraste entre timbres graciosos e guitarras noventistas.

Canto Cego mescla rock e poesia. Marcão Baixada é rapper, compositor, produtor, influenciador e agitador cultural. Os dois nomes surgiram no Rio de Janeiro; a banda na Favela da Maré e o rapper na Baixada Fluminense. Com forte apelo social em seus trabalhos, os artistas vêm conquistando palcos pelo mundo, premiações e trilhas-sonoras.

Eyppi

Eyppi
Foto: Divulgação

2022 foi um grande ano para a banda paulista de rock Eyppi! Além de apresentar sua nova formação, o grupo, que soma mais de uma década de história, lançou recentemente o seu álbum de estreia: Bem Maior.

Disponível nas principais plataformas de streaming, o disco conta com 10 faixas — incluindo o single “Medos“. Esse novo trabalho reflete o amadurecimento e toda a diversidade musical da formação atual, que conta com Jefferson Cezar (guitarra), Anna Cezar (baixo), Mika (bateria) e Jessica Martins (vocal).

Bem Maior chega ao mundo de forma independente e sucede os EPs Poucos Segundos (2012) e Enquanto o Sol Brilhar (2017). Na nova fase, a Eyppi conta com as composições da baixista Anna Cezar e também da vocalista Jessica Martins. Você confere o álbum na íntegra no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!