Emicida critica ataques terroristas em Brasília
Fotos: Divulgação / Wikimedia Commons

O Brasil foi surpreendido neste domingo (8) com ataques terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais, bolsonaristas radicais estavam acampados próximos aos quartéis espalhados pelo país. Porém, muitos deles decidiram deixar os locais e se reunir em Brasília uma semana após a posse do petista.

Em uma tentativa de golpe, terroristas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília e depredaram o patrimônio público.

Emicida reage aos ataques ao Congresso

Os atos provocaram reação de inúmeras artistas que usaram suas redes sociais para repudiar os ataques.

Em um comentário em sua conta do Twitter, Emicida apontou para a desigualdade de tratamento da polícia com os apoiadores de Bolsonaro e com outros manifestantes e também se pronunciou contra a atitude de algumas autoridades no momento da invasão. Ele disse:

Se fosse professor pedindo condição digna de trabalho, ou indígenas reivindicando o direito de ficar vivo nas próprias terras, a gente veria a truculência comum de se ver por aqui, como é um bando de verme facista os policia [sic] tão lá de risadinha e tirando selfie. Nojento demais…

Vídeos que circularam na internet ao longo do último domingo mostraram policiais do Distrito Federal comprando água de coco enquanto os bolsonaristas invadiam o Congresso.

A primeira medida a ser tomada por Lula após os ataques foi decretar intervenção federal no Distrito Federal para “pôr termo ao gravo comprometimento da ordem pública”. A ordem vale até 31 de Janeiro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!