Lula promete
Reprodução/Twitter

Nesta sexta-feira (6), o novo presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva (PT), fez sua primeira reunião ministerial e precedeu o encontro com um discurso em que falou sobre diversos temas relevantes ao país.

Um trecho em específico viralizou nas redes sociais ao mostrar o mandatário prometendo uma “revolução cultural” no país. Se direcionando à nova Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e mencionando também o novo Ministro da Justiça, Flávio Dino, Lula explicou por que acredita que é tão necessário investir em cultura, até como forma de combater o crime:

Margareth, se prepare. Se prepare porque nós vamos ter que fazer uma revolução cultural nesse país. Esse povo precisa de cultura, porque parte da violência que existe neste país, ela não existe por falta de polícia, Flávio Dino, ela existe pela ausência do Estado no cumprimento de suas obrigações. Tá faltando escola, tá faltando saúde, tá faltando lazer, tá faltando esporte, tá faltando quase tudo! Um jovem sem área de lazer, um jovem que mora num barraco de 3 ou 4 metros quadrados, que quando abre a porta não tem 1 metro quadrado pra ele brincar… que jovem nós estamos criando? Que brasileiro ou brasileira saudável a gente tá criando?

Então, o Estado, ao invés de cumprir, ao invés de culpar o povo pobre da periferia, a gente tem que culpar a ausência do Estado, e nós vamos fazer um esforço, companheiros, para estar presente aonde o povo precisa de nós. Este é um compromisso que eu não arredarei o pé, e por isso eu digo todo dia: vocês vão ver um senhor de 77 anos com energia de 30 só, e que não vai, não vai ter um minuto de cansaço enquanto a gente não conseguir resolver o problema dessa sociedade. Nós já provamos uma vez que é possível.

Nas redes sociais, a maior parte das reações foi de apoio ao novo presidente, comparando suas falas com as do antecessor, Jair Bolsonaro, e destacando que não houve necessidade de apelar para “palavras de baixo calão” e outros argumentos apelativos.

Em contrapartida, muitos usuários destacaram que pouco importa trazer uma fala tão impactante quanto essa enquanto o atual governo já se vê envolvido em polêmicas, majoritariamente pelo suposto envolvimento da nova Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, com a milícia do Rio de Janeiro.

Você pode conferir o discurso em questão pelo vídeo abaixo.

Lula promete “revolução cultural” no Brasil

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!