PJ Morton
Foto por Laiken Joy

Um dos grandes destaques de 2022, PJ Morton retorna ao Grammy em três categorias pelo seu último lançamento, Watch The Sun, um ano após levar a estatueta para casa por sua colaboração no álbum We Are, de Jon Batiste. O trabalho marca seu 14º disco de estúdio da carreira e abre uma fase especial e completamente nova na vida do artista.

Se vencedor, será o quinto ano seguido com vitórias no Grammy para Morton. Para a próxima edição da premiação, o artista está indicado nas categorias de Melhor Álbum R&B, Melhor Canção R&B para “Please Don’t Walk Away” e Melhor Performance/Canção Gospel, para “The Better Benediction”. Em um bate-papo exclusivo com o TMDQA!, o cantor e compositor revelou um pouco sobre seu processo criativo para esse trabalho, e o que tanto diferencia Watch the Sun de tantos outros lançados anteriormente.

“Eu conseguiria apontar duas coisas que são grandes diferenças [para mim]”, revela Morton.

Uma é que ele foi composto durante a pandemia, você sabe, nunca tivemos uma experiência assim, então eu acho que o processo de escrever músicas isolado foi bem diferente.

“Outra coisa é que eu nunca tinha trabalhado em um estúdio isolado. Eu fui a um lugar chamado Studio In the Country, e queria fazer algo que nunca havia feito antes,” explica ele sobre o lugar, localizado a cerca de 110 quilômetros a nordeste de Nova Orleans, 100% em contato com a natureza.

Eu acho que todas as músicas surgiram de uma forma diferente por conta desse processo.

“O disco em si não é sobre a pandemia, mas é muito sobre eu assistir ao amanhecer num momento obscuro, então eu queria focar no sol. Eu sabia que sairíamos disso eventualmente e que se eu assistisse ao sol em um período escuro, ele ainda iria nascer.

Carreira

Pianista do Maroon 5 e vencedor de múltiplos Grammys, PJ Morton já acumula mais de duas décadas de trabalho na música, o que é admirável, mas segundo ele, também precisa ter seus cuidados para não se tornar algo cansativo. “Eu preciso estar inspirado”, comenta.

Eu acho que o jeito que eu trabalho não é forçado, não é algo que eu faço quando sinto que não devo.

Se eu tenho algo a dizer, eu digo quando sinto que devo e quando soa divertido para mim. O único momento que não é legal é quando você sente como um dever, quando alguém te obriga a fazê-lo.

Ele, no entanto, revela que uma maneira de continuar sentindo-se inspirado é justamente ouvir diferentes gêneros, artistas e músicas: “Eu estou sempre ouvindo, e isso mantém as coisas interessantes. A vida é tão interessante, é como se sempre tivéssemos algo para falar sobre.”

E com tanta bagagem musical, é claro que chega num momento de justamente adaptar-se às mudanças da indústria. Quando questionado sobre o novo consumo de música e a popularização de aplicativos como o TikTok, PJ Morton mostra ter a mente bastante aberta.

“Eu não acho que devo dizer o que as pessoas devem fazer, acho que deve vir de um lugar genuíno”, começa.

Mas é assustador às vezes pensar em todo o tempo e trabalho que você tem em algo para alguém ouvir tão rápido e pular para a próxima faixa. Eu não acho que isso é legal para a música, mas eu realmente acredito que quando a arte vem do coração, não importa a época ou a tecnologia, se alcança o coração, é verdadeiro.

“E sim, eu tenho TikTok”, pontua.

Eu costumo postar versões acústicas das minhas músicas, cantando e tocando em meu piano, para oferecer algo diferente. E às vezes publico alguns clipes de turnês, bastidores e viagens. Não é meu aplicativo favorito, mas é divertido porque o uso de forma natural.

As colaborações em “Watch the Sun”

Seu 14º trabalho conta com uma série de participações especiais ao longo de toda a tracklist, como Chronixx, JoJo & Mr. Talkbox, Stevie Wonder & Nas, Wale, Jill Scott & Alex Isley, El DeBarge, Zacardi Cortez, Gene Moore, Samoht, Tim Rogers e Darrel ‘MusiqCity’ Walls. Contudo, de acordo com PJ Morton, cada nome surgiu de forma natural durante o processo de composição do disco.

Quando eu já gravei a faixa, eu começo a pensar em quem se encaixaria nela. Quem poderia elevá-la, melhorá-la e torná-la mais interessante. Essa é uma parte divertida para mim, porque eu começo a pensar em todas as pessoas diferentes que fazem sentido para a canção.

Quando questionado sobre as colaborações de seus sonhos, Morton não hesita nem um pouco em soltar os nomes de D’Angelo e Kendrick Lamar.

Eles dois são os maiores para mim, são realmente pessoas que eu respeito.

Estrada com o Maroon 5

Entre suas diversas atividades, ainda sobra tempo para PJ Morton sair em turnê com o Maroon 5. Em suas palavras, a maior diferença para si como um artista solo e pianista do grupo é justamente “a sensação de alívio”.

Quando estou trabalhando como artista solo, preciso estar no controle de tudo, e toda a pressão está sobre os meus ombros. Então é realmente um alívio quando estou com a banda porque estamos carregando tudo juntos e posso tocar a minha parte, a pressão não está somente em mim. Eu amo esse equilíbrio de poder fazer ambas coisas.

PJ Morton indicado ao Grammy

A 65ª edição do Grammy acontece no dia 5 de fevereiro de 2023, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre os indicados à premiação, vale destacar Beyoncé, com nove nomeações (incluindo Melhor Álbum, Melhor Canção e Melhor Gravação); Kendrick Lamar, com sete; Adele e Harry Styles, com quatro e a brasileira Anitta, que está entre as indicadas à Artista Revelação.

Leia também: Grammy 2023 anuncia lista de indicados com Anitta em categoria importante

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!