Nirvana (Krist Novoselic, Kurt Cobain, Dave Grohl)

Na cerimônia do Grammy 2023, que acontecerá no dia 4 de fevereiro no Wilshire Ebell Theatre, em Los Angeles, a Recording Academy homenageará vários artistas e bandas icônicos com o prêmio Lifetime Achievement Awards. Entre estes, finalmente chegou a vez do Nirvana.

O evento vai honrar o legado da banda formada por Kurt CobainKrist NovoselicDave Grohl, assim como do grupo feminino The Supremes, da cantora de blues Ma Rainey e do rapper Slick Rick.

A academia também anunciou, segundo o The Hollywood Reporter, que Nile Rodgers, Bobby McFerrin e a dupla Ann Wilson e Nancy Wilson, do Heart, receberão a cobiçada homenagem na Cerimônia de Prêmios de Mérito Especial, que retorna pela primeira vez desde 2020.

A organização ainda planeja a entrega de outros prêmios no evento. O prêmio Trustees, por exemplo, será destinado ao fundador da Stax Records, Jim Stewart, ao pianista de jazz e educador Ellis Marsalis e ao fotógrafo musical Henry Diltz.

Já o criador do Auto-Tune, Andy Hildebrand, e a Audio Engineering Society (AES) serão contemplados com o Technical Grammy Award. O portal também informa que o homenageado de Melhor Canção para Mudança Social será anunciado em uma data posterior.

Nirvana e o Grammy

Vale lembrar que, apesar de sua carreira tão incrível, o Nirvana tem apenas um Grammy durante sua trajetória: o de Melhor Performance de Música Alternativa pelo lendário Acústico MTV, em 1996.

O grupo chegou a ser indicado em 1992 (Melhor Performance de Música Alternativa, com Nevermind), 1993 (Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Hard Rock, com “Smells Like Teen Spirit”), 1994 (Melhor Performance de Música Alternativa, com In Utero) e 1995 (Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal, com “All Apologies”), mas perdeu todas as vezes.

The Supremes e Diana Ross são outro destaque da premiação

Além das lendas do Grunge, se destaca entre as homenagens de 2023 a incrível Diana Ross, que liderou o The Supremes entre as décadas de 1960 e 70 e foi lembrada pelo Grammy como artista solo em 2012.

Inclusive, o segundo Lifetime Achievement Award da cantora de 78 anos chega em um momento especial, pois Diana concorre nas categorias principais e pode vencer o prêmio de Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional com Thank You.

LEIA TAMBÉM: Há exatos 29 anos, MTV estreava o lendário Acústico do Nirvana

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!