Atores de
Divulgação / Paramount Pictures

Os atores Olivia Hussey e Leonard Whiting, que protagonizaram em 1968 a versão clássica de Romeu e Julieta, estão processando a Paramount Pictures por conta de uma cena de nudez no filme que foi rodado quando eles eram adolescentes.

Como informa a Time, Olivia, de 71 anos, e Whiting, de 72, entraram com a ação no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles alegando abuso sexual, assédio sexual e fraude.

De acordo com o processo, os atores que tinham entre 15 e 16 anos foram incialmente informados pelo diretor Franco Zeffirelli, que faleceu em 2019, que usariam roupas íntimas da cor de suas peles na cena do quarto que aparece ao final do filme e que foi filmada nos últimos dias de gravação do longa.

Porém, Hussey e Whiting foram filmados nus sem seu consentimento, em violação da Califórnia e das leis federais contra indecência e exploração de crianças. A ação aponta que Zeffirelli informou que eles deveriam gravar sem roupa “ou o filme iria falhar” e suas carreiras seriam prejudicadas.

Os atores entenderam que “não tinham escolha a não ser atuar nus com a maquiagem corporal exigida”. Com isso, o bumbum de Whiting e os seios de Hussey são mostrados brevemente durante a cena.

Processo do clássico Romeu e Julieta

O processo judicial relata que Hussey e Whiting sofreram danos emocionais e angústia mental ao longo dos anos, e que os dois tiveram carreiras que não refletiam o sucesso de Romeu e Julieta.

O documento ainda diz que, dado o grau das consequências e a receita gerada pelo filme desde seu lançamento, os astros têm direito a uma indenização de mais de US$500 milhões — cerca de R$3 bilhões.

A Time ainda lembrou que, em 2018, Olivia Hussey defendeu a cena em uma entrevista à Variety dizendo que Zeffirelli a filmou com boas intenções e que ela “era necessária para o filme”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!