Juliano Dornelles Bacurau Lula

A posse de Lula como novo presidente do Brasil e o início de seu terceiro governo estão movimentando o noticiário e, claro, a internet. A mais nova polêmica é o posicionamento do diretor de Bacurau, Juliano Dornelles.

Um dos diretores e roteiristas mais promissores do cinema nacional, Dornelles também é um defensor ferrenho de Lula nas redes sociais, publica fotos ao lado do presidente e mensagens de apoio ao petista.

Nesta terça-feira (3), um post do diretor no Twitter viralizou com mais de 1 milhão de visualizações. Nele, Juliano Dornelles “proíbe” o uso de apelidos para se referir a Luís Inácio:

Alô pessoal, não é ‘Luly’ nem ‘Lila’ nem ‘Luli’ nem qualquer outro nominho ‘engraçadinho’, beleza? É LULA, o nosso Presidente.

Internautas reagem: “chato”

O incômodo de Juliano Dornelles com os apelidos de Lula gerou críticas, com muitos comentários chamando o diretor de “chato”. O perfil @willameee publicou uma imagem com a frase que resume seu sentimento:

O meu alívio é saber que assim que eu sair da frente dessa tela, esse assunto sequer estará sendo cogitado como uma discussão de verdade na vida real.

Mas também teve quem comprendesse o que Dornelles quis dizer. A usuária @realjacdemais considera importante um discurso sério com relação a Lula (veja os tweets mais abaixo):

A questão é: chamar de nomes fofos pode esvaziar a importância dele no discurso, mesmo que o interlocutor seja apoiador. Quem é de fora pode não entender/não compreender sua grandeza. Primeira vez que li não tinha entendido, mas depois percebi de quem se tratava. É um cuidado com o discurso.

O próprio Juliano respondeu esse comentário, escrevendo:

Pessoas inteligentes, vocês existem e são muito importantes pra mim.

Juliano Dornelles

Juliano Dornelles é parceiro de longa data de Kleber Mendonça Filho, com quem colaborou em sucessos como O Som ao Redor (2013) e Aquarius (2016). Seu primeiro grande filme como diretor foi justamente Bacurau, em 2019, com o qual venceu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes.

Confira abaixo alguns tweets dessa polêmica. Qual é a sua opinião a respeito?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!