Aretha Franklin

Em 1987, o recém-criado Hall da Fama do Rock and Roll elegeu sua segunda classe de membros. Entre os artistas escolhidos estava a primeira mulher a entrar para o grupo: a eterna Aretha Franklin.

Na época, a instituição americana dava correta prioridade para músicos negros de Blues, Soul e R&B que foram a base do Rock. Na mesma classe da Rainha do Soul estavam nomes como Marvin Gaye, B.B. King, Muddy Waters e Smokey Robinson.

Aretha Franklin já tinha lançado mais de 30 álbuns durante sua carreira até aquele ano e seus maiores sucessos, incluindo “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”, “Respect”, “Think” e “I Say a Little Prayer”. Ela é até hoje uma das artistas que mais vendeu discos no planeta, com 75 milhões de cópias comercializadas.

Cantora, compositora e pianista, foi pioneira no movimento por direitos civis da população negra e também no espaço para mulheres na música. Atualmente, vale ressaltar, o Hall da Fama do Rock tem quase 370 membros, e apenas cerca de 70 são mulheres.

Keith Richards introduziu Aretha Franklin

Apesar do grande feito, Aretha Franklin não pôde estar presente na cerimônia de indução ao Hall da Fama do Rock em 1987. Ela enviou um discurso que foi lido pelo irmão, o reverendo Cecil Franklin, e o produtor de longa data Clive Davis.

Já o encarregado por apresentar a diva foi o lendário guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones. Você pode assistir a esses dois momentos históricos pelo vídeo ao final da matéria.

Aretha Franklin foi eleita maior cantora da história

Como te mostramos por aqui, a Rolling Stone dos EUA acabou de eleger Aretha Franklin como a maior cantora de todos os tempos. A revista americana já tinha colocado a Rainha do Soul como a nona maior artista da história, no geral.

Aliás, o seminal álbum I Never Loved a Man the Way I Love You (1967) foi escolhido pelo mesmo veículo como o disco mais importante das mulheres no Rock.

Aretha Franklin também tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, um Grammy por Lifetime Achievement, uma menção no Pulitzer e diplomas honorários de universidades como Harvard, Yale e Berklee College of Music, só pra citar alguns títulos.

Tá bom ou quer mais? Em tempo, você pode conferir aqui o vídeo que o TMDQA! preparou com 5 bandas e artistas que seguem sendo esnobados pelo Hall da Fama do Rock N’ Roll.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!