Notícias

Álbuns clássicos do De La Soul serão liberados nas plataformas digitais

Após anos de batalhas na justiça, os álbuns lançados pelo trio de Rap De La Soul no início da carreira serão disponibilizados nos serviços de streaming em 3 de Março.

Os fãs finalmente poderão ouvir sob demanda os primeiros seis discos do projeto musical que surgiu em Nova York. São eles: 3 Feet High and Rising (1989), De La Soul Is Dead (1991), Buhloone Mindstate (1993), Stakes Is High (1996), Art Official Intelligence: Mosaic Thump (2000) e AOI: Bionix (2001).

Advertising
Advertising

Anteriormente, o De La Soul encarava disputas legais contra sua antiga gravadora, a Tommy Boy, para obter autorizações de samples e, assim, liberar os seis trabalhos de estúdio nas plataformas digitais.

O atrito com a gravadora, inclusive, se acentuou em 2019, quando o grupo revelou que a Tommy Boy pretendia promover a estreia online dos álbuns e dar à banda apenas 10% dos lucros.

O De La Soul, então, pediu aos fãs que, caso a gravadora levasse a ideia adiante, houvesse um boicote para que eles não reproduzissem os álbuns no streaming. Depois disso, a Tommy Boy achou melhor arquivar o lançamento.

De La Soul conseguiu desfazer entrave

O panorama começou a ser positivo em 2021, quando a Tommy Boy foi comprada pela Reservoir em uma aquisição de US$100 milhões do selo extinto. Na época, um porta-voz disse que era uma prioridade disponibilizar os primeiros álbuns do De La Soul.

O grupo também pretende relançar os discos em vinil, CDs, cassettes e outras mercadorias que estarão disponíveis a partir do lançamento do single “The Magic Number” em 13 de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Disco “perdido” do Slipknot com “vibe Radiohead” pode ser lançado em 2023

Published by
Gabriel von Borell