Hayley Williams, do Paramore, tocando guitarra
Reprodução/YouTube

Ao participar do podcast Face-to-Face junto com Rhian Teasdale e Hester Chambers, integrantes do duo Wet Leg, a cantora Hayley Williams discutiu os rumos da indústria da música e falou sobre o sexismo enraízado na sociedade.

Na conversa, a vocalista do Paramore, que gravou todos os instrumentos de seu disco solo Flowers for Vases / Descansos, disse que não toca guitarra no palco por causa de comentários machistas que buscam desvalorizar o talento das mulheres ao empunhar um instrumento.

O papo foi iniciado por Teasdale, que comentou:

Eu acho que, para nós, uma das coisas mais difíceis ou mais irritantes de ser mulher é provavelmente os comentários super estúpidos na internet. Tipo, ‘Ah, ela está segurando a guitarra mas não está tocando de verdade’. Quando, por exemplo, eu só não estou usando a guitarra mas aí eu vou precisar dela no refrão ou algo assim, sempre vai ter um comentário tipo, ‘Garotas não deveriam tocar guitarra, mulheres não deveriam tocar guitarra’, e é só — é tão ultrapassado, mas ainda está ali! E eu só odeio isso tanto e é tão frustrante.

Hayley, então, imediatamente concordou e ofereceu sua perspectiva da situação:

Eu conheço essas pessoas tão bem, e eu nem toco guitarra no palco. Eu nem me atrevo, porque eu amo tocar guitarra mas eu não sei se daria conta de… homens. Eu te entendo tanto. Eu só odeio que as pessoas sequer precisem apontar isso. Eu não penso sobre o meu gênero nem um pouco, especialmente quando estamos fazendo música. Simplesmente não faz parte da questão.

Ela ainda finalizou dizendo que, quando sobe no palco, se sente como “algo alienígena”, que é “poderoso e belo”.

Hester Chambers entende sentimento de Hayley Williams

Hester, do Wet Leg, concordou com as declarações de Williams. Para ela, lidar com uma multidão pode causar bloqueios para quem ainda não está confortável:

É uma coisa assustadora de ser confrontada. Quando somos apenas nós mesmas em uma sala, não penso nisso. Mas quando você tem um show e um público, você se torna um pouco hiperconsciente.

Ainda que todos esses pontos serem trazidos à tona seja algo fundamental, é importante também ressaltar que o cenário de mulheres guitarristas está, felizmente, mudando para melhor.

Como já havíamos falado aqui em 2018, há um grande aumento no número de mulheres que compram o instrumento; em 2022, estima-se que cerca de 50% do número total de compradores de guitarra são do sexo feminino!

Hayley Williams tocou guitarra em seu Tiny Desk

Vale lembrar que, apesar de suas ressalvas ao lidar com um público tão grande como o do Paramore e em um cenário onde mais coisas podem dar errado, Hayley já nos mostrou seus talentos com a guitarra quando gravou o Tiny Desk de seu projeto solo.

Ainda assim, ela explicou que estava “tremendo” quando tocou o instrumento nas gravações:

O pouco de guitarra que toquei [no Tiny Desk] foi tipo, ‘Ah, Deus. Vai acontecer. Eu vou ver aqueles comentários’. Mas, bom, foda-se.

É isso, né?! Você pode conferir o podcast completo logo abaixo e, em seguida, o vídeo de Hayley tocando no Tiny Desk!

LEIA TAMBÉM: Paramore mostra seu lado Punk na excelente “The News” – assista ao clipe

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!