Vivienne Westwood em 2016
Foto de Vivienne Westwood em 2016 via Shutterstock

Neste 29 de Dezembro, o mundo todo parou para homenagear Pelé quando o Rei do Futebol faleceu. Horas depois, entretanto, tivemos mais uma grande perda: Vivienne Westwood, ícone da moda dos Anos 70 e sempre associada ao movimento Punk, também nos deixou.

A empresária e estilista foi fundamental, por exemplo, na ascensão do Sex Pistols. Seu boutique, conhecido justamente como SEX e localizado na icônica King’s Road, foi um local de encontro para muitos membros da cena Punk londrina e também onde várias das roupas foram confeccionadas, ajudando a marcar o estilo de uma geração.

Não à toa, seus negócios se expandiram e ela, felizmente, sempre manteve a essência Punk ao trazer diversas peças que apoiavam causas políticas, desde o desarmamento nuclear até direitos civis e o combate ao aquecimento global.

Com isso, sua marca se tornou referência mundial e ela abriu lojas ao redor do planeta, tendo inclusive sendo reconhecida em 1992 com o título da Ordem do Império Britânico que, em 2006, a transformou em Dama-Comendadora através do sistema de honrarias, concedido a ela pessoalmente pela Rainha Elizabeth II.

Vivienne Westwood e o Punk Rock

Como falamos acima, Westwood teve um papel fundamental na ascensão do Punk. Parte disso também se deve à sua parceria icônica com Malcolm McLaren, que era também empresário dos Sex Pistols e do New York Dolls.

Nos anos 70, Vivienne acreditava verdadeiramente no poder do movimento Punk enquanto um fenômeno contestador, e chegou a falar sobre isso:

Eu era messiânica no que diz respeito ao Punk, esperando que alguém pudesse colocar um travão no sistema de alguma forma.

Ícone do gênero e integrante do The Slits, a vocalista e guitarrista Viv Albertine foi uma que declarou a importância de Westwood para o crescimento da cena em seu livro de memórias:

Vivienne e Malcolm usam roupas para chocar, irritar e provocar uma reação mas também para inspirar mudanças. Macacões de pelo de cabra angorá, costurados com agulhas grandes, de forma tão desleixada que você consegue ver totalmente através deles, camisetas rasgatas e com escritos à mão, costuras e etiquetas do lado de fora, mostrando a construção da peça; essas atitudes são refletidas na música que fazemos. É ok não ser perfeito, mostrar os trabalhos da sua vida e da sua mente nas suas músicas e roupas.

Além dos ícones dos anos 70, diversos nomes mais modernos também fizeram uso de peças de Westwood — como Pharrell Williams, que usou um chapéu de uma coleção originalmente lançada em 1982-83 para a cerimônia do Grammy de 2014 e fez muito sucesso.

Morte de Vivienne Westwood

Vivienne Westwood faleceu em Clapham, Londres, neste dia 29 de Dezembro de 2022. Ela tinha 81 anos de idade.

As homenagens tomaram conta das redes sociais quando a notícia de sua morte chegou ao mundo. Nomes da música e da moda, indo de Paul McCartney Yoko Ono até Alexander McQueen, escreveram mensagens exaltando essa carreira incrível e tão importante para a história da cultura mundial.

Ex-guitarrista dos Pistols, Glen Matlock também escreveu uma mensagem para ela:

Eu acabei de ouvir a triste notícia sobre uma moça única, focada e talentosa. Um privilégio ter esbarrado nela no meio dos anos 70 durante o nascimento do Punk e das ondas que ele criou e que ainda ressoam até hoje para os deslocados. Meus pensamentos estão com seus amigos e família.

Outra mensagem especial veio de Chrissie Hynde, vocalista e guitarrista dos Pretenders que chegou a trabalhar com Westwood como assistente da SEX nos anos 70:

Vivienne se foi e o mundo já é um lugar menos interessante. Te amo Viv. Chrissie

Você pode ver essas e outras mensagens lamentando a morte de Vivienne Westwood logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!