Relembre 5 momentos musicais de Pelé
Imagens: Reprodução

A figura de Pelé extrapolou o futebol. Como se não bastasse ser o melhor jogador da história de um esporte, o Rei, que nos deixou nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, foi um ícone cultural, seja no cinema, em campanhas publicitárias ou mesmo em encontros com presidentes, reis e personalidades mundo afora.

Mas a grande paixão de Pelé além dos gramados era mesmo a música.

Edson Arantes do Nascimento se interessou por artes desde pequeno, por influência do pai. Ele aprendeu a tocar violão no fim da adolescência, quando ganhou o instrumento de um colega de concentração no Santos.

Pelé também tinha talento para compor, e seu primeiro trabalho na música foi justamente como letrista. Em 1968, Wilson Simonal e Jair Rodrigues, ambos no auge da popularidade, gravaram músicas escritas pelo ex-jogador.

Pelé tem 34 músicas registradas e parcerias com gigantes

Sua carreira na música se estendeu até o fim da vida. O Rei do Futebol tem 34 músicas de sua autoria registradas no Ecad e, nos últimos seis anos, 85% de seus rendimentos vieram de direitos autorais de TV e rádio.

Ao longo desses mais de 50 anos, Pelé cantou suas composições ao lado de gigantes da MPB como Elis Regina, Jair Rodrigues e Sérgio Mendes, além de ter marcado época com um hino pela alfabetização. Vamos relembrar?

5 momentos musicais de Pelé

“Tabelinha” com Elis Regina

A primeira gravação de Pelé como cantor foi simplesmente ao lado da maior, Elis Regina. Em 1969, um ano antes do tri, eles lançaram o EP Tabelinha com duas músicas do Rei: “Perdão Não Tem” e “Vexamão”.

Trilha sonora com Sérgio Mendes

Em 1977, quando se aposentou do futebol, Pelé lançou um documentário sobre sua vida. A trilha sonora do filme rendeu um álbum em parceria com o pianista Sérgio Mendes.

Um dos sucessos do disco foi “Meu Mundo É Uma Bola”, composição de Pelé que ele também cantou com Roberto Carlos em seu especial no fim daquele ano.

Sertanejo raiz com Jair Rodrigues

Afastado dos gramados, Pelé continuou compondo nos anos 80. O grande Jair Rodrigues gravou a música “Cidade Grande” em 1981, e os dois cantaram juntos nesse belo registro.

Hino pela alfabetização infantil

Se você estava na escola nos anos 90 e 2000, com certeza já ouviu muito os versos: “A-B-C, A-B-C, toda criança tem que ler e escrever”. “ABC do Bicho Papão” foi escrita por Pelé e gravada pelo saudoso Trem da Alegria em 1985.

14 anos depois, em 1999, a música foi usada em uma campanha pela alfabetização infantil do Ministério da Educação, e tocou sem parar no rádio e na TV.

Folk com dupla mexicana

Pulando para a década atual, um dos últimos registros de Pelé na música foi uma parceria inusitada com a dupla Folk mexicana Rodrigo y Gabriela.

“Acredita no Véio” foi lançada em 2020 como parte das comemorações pelos 80 anos do Rei. Ela foi composta em 2005 em parceria com o maestro Ruriá Duprat.

LEIA TAMBÉM: “Nosso amigo Pelé”: Faith No More publica foto com mensagem de apoio ao Rei do Futebol

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!